IME - Curso de especialização em Ensino de Matemática - Niterói
Recent Submissions
-
Compreendendo como alunos tratam números irracionais na resolução de uma equação
Este trabalho trata-se de uma pesquisa que investiga como alunos recém chegados ao ensino superior lidam com os números irracionais. Os dados foram extraídos de respostas a uma tarefa que envolvia a resolução de uma equação ... -
Uma introdução aos medidores de desigualdade social: índice de Gini e curva de Lorenz
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio traz, em sua habilidade EM13MAT1OS4 para a área de Matemática, a questão da investigação e interpretação de taxas e índices de natureza socioeconômica para ... -
Ensino de álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: o que mostram as pesquisas brasileiras com foco no conhecimento do professor polivalente?
O presente estudo consiste em uma pesquisa de caráter bibliográfica que se insere no movimento de estudos sobre a Early Algebra no Brasil. Sua produção parte do objetivo de apresentar uma sistematização das pesquisas ... -
Modelo de rotação por estações no ensino fundamental: contribuições para o estudo de arcos e ângulos na circunferência
O trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, especificamente o modelo de rotação por estações, que investigou suas contribuições para a aprendizagem de ângulos e arcos na ... -
Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática
São notórias as citações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as habilidades financeiras requeridas para a formação do aluno da Educação Básica. Não obstante, essas habilidades e competências devem ser, a priori, ... -
Funções exponenciais e progressões geométricas: um estudo de caso no âmbito da formação continuada de professores
Ideias envolvendo funções exponenciais estão muito presentes nos dias de hoje. Contudo também é notório, no campo da didática da Matemática, que o ensino e a aprendizagem desse tópico são um grande desafio para professores ... -
Projeções no ensino básico: uma análise dos PCN, da BNCC, do PNLD, de alguns livros didáticos e do ENEM
Nosso trabalho se propõe a averiguar como projeções em perspectiva e projeções ortogonais são consideradas nos documentos oficiais de orientação curricular (Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular), ... -
Os números do ponto de vista histórico e a construção do conjunto dos números reais
Baseado em relatos de professores de matemática do ensino básico sobre como os alunos demonstram mudança de postura e interesse em relação à aula de matemática ao se depararem com a abordagem histórica do conteúdo matemático, ... -
Sentimentos e crenças acerca da matemática via desenhos: uma pesquisa com alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental
Neste trabalho, fazemos um estudo sobre as atitudes, crenças e sentimentos dos alunos de duas turmas do Ensino Fundamental II da região metropolitana do Rio de Janeiro por meio da análise qualitativa de desenhos produzidos ... -
Compreendendo como alunos tratam números irracionais na resolução de uma equação
Este trabalho trata-se de uma pesquisa que investiga como alunos recém chegados ao ensino superior lidam com os números irracionais. Os dados foram extraídos de respostas a uma tarefa que envolvia a resolução de uma equação ... -
Contribuições da programação neurolinguística para a construção do conhecimento em geometria espacial
Os questionamentos de quaisquer professores relacionados à aprendizagem Matemática de seus alunos e, principalmente, despertar o interesse dos mesmos em entendê-la, costuma ser um grande desafio a conquistar. No ensino da ...