TERRITÓRIO, SER SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO DOS CURSINHOS POPULARES DA ZONA DA MATA MINEIRA
Ser social
Educação Popular
Filosofia dos Sítios
Educação popular
Território
Movimento social
Zona da Mata (MG)
Reinvención de territorios
Ser social
Educación popular
Filosofía de los sitios
Resumen
Este trabalho discute inserção da Artculação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata nos
processos de reinvenção dos territórios e descolonização do ser empreendido por uma ampla rede de
movimentos sociais na Zona da Mata mineira. O trabalho busca refletir sobre os mecanismos
desenvolvidos pelos cursinhos populares para garantir a existência de conexões entre os cursinhos
populares e os demais movimentos sociais da região. Analisamos esses fenômenos por meio dos
processos de aprendizagem propostos pelos cursinhos populares que integram a Articulação e,
também através do processo de territorialização definido pela Articulação dos Cursinhos Populares
da Zona da Mata.
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Tipo de documento
DissertaçãoFuente
GOMES JUNIOR, José Antonio. Território, ser social e educação popular: diálogos a partir da experiência da articulação dos cursinhos populares da Zona da Mata mineira. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Sujeta/Sujeto(s)
Reinvenção dos territóriosSer social
Educação Popular
Filosofia dos Sítios
Educação popular
Território
Movimento social
Zona da Mata (MG)
Reinvención de territorios
Ser social
Educación popular
Filosofía de los sitios