COMPORTAMENTO GEOQUÍMICO DOS ELEMENTOS-TRAÇO DISSOLVIDOS EM RIOS DE CABECEIRA DE DRENAGEM FLORESTAL GRANÍTICAS E GNÁISSICAS EM ÁREAS MONTANHOSAS NO SUDESTE DO BRASIL
Floresta tropical
Hidrogeoquímica
Elemento traço na água
Matéria orgânica
Região sudeste (Brasil)
Comportamento geoquímico
Hidrogeoquímica
Intemperismo
Weathering
Tropical forest
Hydrogeochemistry
Abstract
Esse trabalho visa estudar a mobilidade e as fontes dos elementos-traço Al, Fe, Mn, Ba, Rb, Sr, Cu, V, La, Ce, Nd, Pr e Zn (analisados por ICP-MS) encontrados naturalmente nas concentrações dissolvidas (<0.22 m) em águas fluviais de cabeceiras de drenagem das serras dos Orgãos e Caparaó, no sudeste do Brasil. O estudo foi feito em três pequenas cabeceiras de drenagem (<2 km²), localizadas em unidades de conservação de Mata Atlântica: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) (18 meses) e Parque Nacional do Caparaó (PARNA Caparaó) (15 meses). Os resultados apresentaram correlações de ETRL (elementos terra raras leves) com Al e carbono orgânico dissolvido (COD), condicionados a momentos de alta vazão. Isto sugere um papel das partículas coloidais (mineral e orgânica) no transporte destes elementos. O intemperismo dos feldspatos e minerais máficos foi marcado respectivamente pelas razões Na/Sr e Mg/Ba na hidrogeoquímica fluvial, diferenciando a influência das litologias das três cabeceiras de drenagem. Entretanto, os valores de concentração mais elevados na vertente oceânica da Serra dos Órgãos (Rb, Cu, V e ETRL) sugerem que além da influência da litologia local, possam existir outros fatores de controle, tais como o regime pluviométrico (responsável pelo aumento do intemperismo das rochas) e as emissões atmosféricas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
HERCOLANO, Lara de Paula Cunha. Niterói, 2022, 47 f. Comportamento geoquímico dos elementos-traço dissolvidos em rios de cabeceira de drenagem florestal graníticas e gnáissicas em áreas montanhosas no sudeste do Brasil. Dissertação (Mestrado em Geoquímica - Geoquímica Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
IntemperismoFloresta tropical
Hidrogeoquímica
Elemento traço na água
Matéria orgânica
Região sudeste (Brasil)
Comportamento geoquímico
Hidrogeoquímica
Intemperismo
Weathering
Tropical forest
Hydrogeochemistry