A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO PONTE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE INERENTE AOS ARTRÓPODES
Artrópode, Biotecnologia, Educação não-formal, Divulgação científica
Abstract
A Divulgação Científica proporciona o contato de um público amplo com
informações, conceitos e reflexões científicas e tecnológicas através de
atividades que fomentem a curiosidade, o pensamento crítico e a consciência
cidadã. Esta abordagem pode promover uma educação em saúde baseada
nas experiências, vivências e conhecimentos da população. Considerando que
a realidade da saúde pública brasileira apresenta diversas doenças
transmitidas por vetores do filo Arthropoda se faz necessário ações de
divulgação científica sobre o tema. Neste contexto, centros e museus de
ciências podem promover tais discussões e reflexões apresentando os
artrópodes com uma abordagem interdisciplinar. O Ciências Sob Tendas
(CST) é um exemplo de centro de ciências itinerante que promove atividades
lúdicas e interativas e apresenta uma atividade voltada para estes
invertebrados. Portanto, este trabalho buscou avaliar a atividade “Artrópodes”
do CST a partir da percepção dos mediadores sobre a participação do público
e os conteúdos abordados. Para tal, a coleta de dados ocorreu através de
questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados, observou se que os mediadores falam sobre animais peçonhentos, vetores de doenças,
o habitat e nicho ecológico, a diversidade de espécies e a presença dos
animais no cotidiano e em filmes e animações. Esses temas surgem a partir da
demanda do público ou como uma iniciativa do mediador de suscitar o diálogo.
Porém, nem todos os mediadores do CST se sentiam confiantes com a
temática e gostariam de ter acesso a materiais de estudo antes das
exposições. Para tal, foi produzido um manual que servirá de guia para a
mediação da atividade e poderá ser consultado durante a exposição. Como
conclusão foi observado que a atividade Artrópodes tem potencial
interdisciplinar, podendo abordar diversos temas aplicados ao cotidiano. Os
mediadores, no papel de interlocutores são os responsáveis por abordar estes
temas com os visitantes.
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Document type
DissertaçãoSource
SOUZA, Thaís Varandas de Azeredo. A divulgação científica como ponte para a interdisciplinaridade inerente aos artrópodes. 2021. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Biotecnologia)- Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
educação não formal, popularização da ciência, centro de ciências itineranteArtrópode, Biotecnologia, Educação não-formal, Divulgação científica