Metadata
Mostrar registro completo
SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES E DOCENTES DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA: RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL
Discentes e docentes
Processo ensino-aprendizagem
Enfermagem
Promoção da saúde
Saúde mental
Estudantes de enfermagem
Docentes de enfermagem
Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
Promotion of mental health
Learners and teachers
Teaching-learning process
Neves, José Roberto Mary | Postado em:
2014
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como temática a tríade saúde mental, promoção da saúde e processo ensino-aprendizagem. De forma a contextualizar tais temas, destaca-se que de acordo com a Lei nº 8080, artigo 2º a saúde é um direito fundamental do ser humano. Como discente, percebo o quanto nós alunos somos afetados pelas condições de saúde mental dos docentes, e como os mesmos são igualmente afetados pela a nossa condição, logo, é necessário estudar esse fenômeno com foco em contribuir não só com a melhora dessa relação, mas com a saúde mental dos discentes e docentes do curso de enfermagem. O objetivo geral é analisar a relação entre a saúde mental dos discentes e docentes de enfermagem com o processo ensino-aprendizagem e a promoção da saúde mental. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. O tipo de questionário que foi utilizado é o misto e auto-aplicável. Foi traçado inicialmente o perfil dos sujeitos da pesquisa com finalidade de agrupar os mesmo e entender a população na qual a trabalharíamos. Evidenciamos que a prevalência da idade dos alunos é maior nos 20 anos (23%), seguidos de 22 anos (16%) e com a última posição 34 anos e 35 anos (1%). Em sua maioria são solteiros (95%), sem filhos (97%), moradores de Niterói (32%) e não trabalham concomitantemente aos estudos (88%). Com base nos objetivos quantitativos evidenciamos que os acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense em sua maioria, assinalam seu próprio grau de satisfação com sua saúde mental como “Boa” (36%), seguida por “Razoável” (31%). Assinalando como ultimas opções as respostas “Excelente” (4%) e “Muito Ruim” (1%). Já os docentes da mesma escola assinalaram sua saúde mental como “Muito Boa” (57%) em seguida de “Boa” (27%) e como última opção “Razoável” (9%).
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
Neves, José Roberto Mary. Saúde mental dos discentes e docentes da Escola De Enfermagem Aurora de Afonso Costa: relação com o processo ensino-aprendizagem e a promoção da saúde mental. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense, 2014.Assunto(s)
Promoção da saúde mentalDiscentes e docentes
Processo ensino-aprendizagem
Enfermagem
Promoção da saúde
Saúde mental
Estudantes de enfermagem
Docentes de enfermagem
Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
Promotion of mental health
Learners and teachers
Teaching-learning process
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: