ESTUDO DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR EM DIFERENTES TIPOS DE OVOS DE GALINHA OBTIDOS NO MERCADO
Ovos de galinha
Complemento de sentença
Percepção do consumidor
Ovos
Técnica projetiva
Projective technique
Hens' eggs
Completion Task
Consumer perception
Abstract
A escolha e o consumo de ovos são realizados considerando uma percepção multidimensional dos consumidores, e seu entendimento se torna essencial para o direcionamento da produção e sucesso dos produtos no mercado. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos consumidores sobre os diferentes tipos de ovos de galinha, utilizando a técnica projetiva de complemento de sentença combinada com apresentação de imagens. Cem consumidores (n=100) avaliaram os principais fatores envolvidos no momento da compra de ovos além de estimar seu preço. Entre os fatores positivos que guiam a compra e consumo de ovos, a categoria com maior menção de termos foi “Saúde”, enquanto negativamente se destacou a categoria “Preço”. Com relação à percepção de preço, os resultados mostram que os valores dos ovos brancos foram os que menos diferiram do preço médio de mercado, possivelmente pela familiaridade com esta variedade. Adicionalmente, testes laboratoriais complementares confirmaram algumas percepções dos consumidores. A metodologia de complemento de sentença combinada com imagens provou ser uma ferramenta prática e eficaz para capturar a percepção de consumidores de ovos, capaz de fornecer informações valiosas para os envolvidos na cadeia de produção e comercialização destes produtos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SASS,Carla Araújo de Brito .Estudo da percepção do consumidor em diferentes tipos de ovos de galinha obtidos no mercado. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) - Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Técnicas projetivasOvos de galinha
Complemento de sentença
Percepção do consumidor
Ovos
Técnica projetiva
Projective technique
Hens' eggs
Completion Task
Consumer perception