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ANÁLISE DA DEMANDA E MENSURAÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL NO SEGMENTO DE CARROS 1000 CILINDRADA NO BRASIL, NO PERÍODO DE 2005 A 2014
Abstract
A indústria automobilística desempenha um papel crucial na dinâmica econômica, não só brasileira, como também mundial, devido ao seu alto valor agregado, aspectos tecnológicos, promoção do desenvolvimento e qualificação do setor industrial para o país. Com isso o setor atrai atenção de políticas governamentais para que haja incentivo ao crescimento da produção. Observa-se que o segmento de carros 1000 cilindradas no Brasil é dominado por cinco grandes empresas Fiat, Ford, General Motors. Renault e Volkswagen. Com isso, o objetivo deste estudo foi determinar a característica da demanda por carros 1000 cilindradas e mensurar o peso morto ocasionado por um eventual poder de mercado no segmento de carros 1000 cilindradas no Brasil, considerando o período de 2005 a 2014. Para dar sustentação teórica às discussões e análises propostas no trabalho, utilizou-se como referencial as discussões apresentadas por autores da teoria microeconômica, dos estudiosos da Nova Organização Industrial e Empírica (NEIO) e também de discussões sobre o cálculo do DWL que mensura o peso morto, geralmente presente em mercados concentrados. No que tange a análise empírica, utilizou-se de abordagem econométrica com modelos de dados em painel para encontrar os coeficientes da relação entre a demanda por carros 1000 cilindradas no Brasil e seus determinantes e a partir desses calculou-se o DWL. Portanto, a partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que o mercado carros 1000 cilindradas no Brasil, de 2005 a 2014, apresentou-se concentrado; que as estimativas econométricas encontradas para a demanda indicaram para demanda inelástica ao preço; e, que também se notou um significativo valor para o peso morto neste segmento. Neste caso, não se rejeitou a hipótese de perda de bem-estar social no setor automobilístico, em específico, no segmento de carros 1000 cilindradas.
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