AGRONEGÓCIO, PUBLICIDADE E OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA NO AGRO NAS MÍDIAS QUE O SUGEREM COMO O MAIS CONVENIENTE MODELO SOCIOAMBIENTAL
Publicidade
Desenvolvimento sustentável
Mídia (Publicidade)
Agroindústria
Produção intelectual
Tecnologia Ambiental
Agribusiness
Publicity
Sustainable development
Abstract
Neste estudo, são abordadas as motivações ideológicas por trás do reconhecimento do
agronegócio como o modelo socioambiental mais apropriado para a agropecuária no
Brasil. Utilizando perspectivas da história, filosofia e sociologia, o objetivo é realizar uma
avaliação crítica desse modelo e compreender a expressão ideológica presente na
publicidade do setor, considerando seu contexto histórico e material. Com essa
abordagem, procurase identificar os valores culturais e econômicos que são velados e
justificados nos meios de comunicação, que propagam o discurso do agronegócio. Este
trabalho, está amparado nos pressupostos teóricos metodológicos da indústria cultural e
pensadores de matriz marxista são utilizados na análise da dimensão ideológica. O recorte
cronológico do trabalho relacionase com a consolidação de uma relação estratégica entre
agentes privados e o Estado no setor do agronegócio, sobretudo após 1990, quando a
categoria se estabelece como um fenômeno político definitivo e a mobilização na esfera
pública da noção de agronegócio e de suas ideiasforças adquirem diferentes intuitos, a
depender das fases do setor. O agronegócio foi abordado não somente como uma
atividade econômica, mas também como um fenômeno político que engloba um conjunto
de relações de poder que podem influenciar a disseminação de ideiasforça no senso
comum, como a ideia de que ele é sustentável. No entanto, as crises ambientais geram um
estranhamento nos mecanismos da "superestrutura", resultando em imprecisões na
aplicação do termo sustentabilidade. Nesse sentido, um importante desafio desta pesquisa
é propor uma compreensão do processo atual de adaptação do referencial de economia
verde pelo agronegócio e contribuir para essa discussão. Para isso, foi empregado um
método discursivo e analítico que envolveu a abordagem de diversos produtos da
"superestrutura" como novelas, videoclipes, shows, exposições, feiras, postagens em redes
sociais, entrevistas, reportagens e peças publicitárias. Essa abordagem possibilitou
indiretamente um mapeamento amplo dos mecanismos da indústria cultural que adotam
um discurso convergente com a renovação e adaptação da imagem do "agro". Com base
nas conclusões do estudo, podese afirmar que a sustentabilidade do agronegócio é
influenciada pelo Plano ABC, e que a promoção de práticas sustentáveis na esfera pública
é principalmente baseada nas técnicas e tecnologias desenvolvidas no âmbito desse plano.
Para ocultar os interesses específicos relacionados ao crescimento econômico e à
acumulação de capital, enquanto minimiza os desafios socioambientais, é necessário
utilizar processos de formação de consenso que se baseiam na espetacularização de ideiaschave do setor, como produtividade, competitividade, identidade nacional, cultural e
desenvolvimento sustentável. Como resultado, esses temas são difundidos e repetidos
sistematicamente por meio de imagens e discursos na mídia e em eventos, afetando a
percepção da sociedade em relação ao agronegócio, sem considerar as questões
socioambientais envolvidas.
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Document type
DissertaçãoSource
NELIS, Fúlvia Cristiny Tereza. Agronegócio, publicidade e os desafios da sustentabilidade: uma avaliação crítica no agro nas mídias que o sugerem como o mais conveniente modelo socioambiental. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.Subject(s)
AgronegócioPublicidade
Desenvolvimento sustentável
Mídia (Publicidade)
Agroindústria
Produção intelectual
Tecnologia Ambiental
Agribusiness
Publicity
Sustainable development