O YOGA E AS TECNOLOGIAS NA TRANSPANDEMIA DA COVID-19: SAÚDE, INCLUSÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
Inovação
Inclusão
Autopoiese
Yoga
Meditação transcendental
Promoção da saúde
Ensino público
Autonomia (Psicologia)
Autogestão
Ambiente escolar
Educação inclusiva
Transpandemia
Tecnologia educacional
Epistemologia social
Education
Innovation
Inclusion
Autopoiesis
Yoga
Abstract
A crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, que atingiu o Brasil em março de 2020, desencadeou novas problemáticas em nossa sociedade e acentuou algumas antigas. Tendo como enfoque as alterações provocadas em nossas rotinas diárias e, sobretudo, no universo escolar, buscamos investigar as potencialidades do Yoga como tecnologia social e oriental em sinergia com as TICs, para promoção de saúde, da inclusão e da ressignificação do ser e do fazer dos profissionais da educação na transpandemia, visando à oferta de um projeto de Yoga on-line para esses sujeitos, na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói. Realizamos pesquisa qualitativa em duas fases, as quais chamamos de: fase preliminar e fase de implantação do projeto na referida rede de ensino. Nossas bases teóricas se assentaram no conceito de Autopoiese, da Biologia do Amor e nos pressupostos da Tecnologia Social e da tecnologia oriental. Para atingir os objetivos específicos de cada fase, realizamos pesquisa bibliográfica e ações baseadas nos princípios da Pesquisa-ação. Nelas foram feitos levantamentos em bases de dados científicas on-line, observações da realidade, coletas de informações dos participantes por meio de questionários diagnósticos, foram realizadas observações durante as aulas de Yoga on-line, rodas de conversa e análises de questionários avaliativos. Como resultados obtivemos elevado número de artigos científicos sobre os benefícios do Yoga, relatos dos participantes sobre o estresse gerado pelas demandas pessoais e profissionais durante a pandemia, opinião positiva dos participantes sobre os efeitos das vivências de Yoga on-line para a saúde e para o processo de ressignificação do ser e do fazer dos sujeitos da pesquisa. Como produto, estruturamos e ofertamos o YogaEduca, um projeto de Yoga para a Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, por meio de aulas on-line, síncronas e assíncronas, para todos os profissionais participantes do Projeto.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoNote
Trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Formando Docentes para a Inclusão da Diversidade na Escola: tecnologias e inovações em diálogo e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.Source
SOUZA, Janaina Silva de. O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
EducaçãoInovação
Inclusão
Autopoiese
Yoga
Meditação transcendental
Promoção da saúde
Ensino público
Autonomia (Psicologia)
Autogestão
Ambiente escolar
Educação inclusiva
Transpandemia
Tecnologia educacional
Epistemologia social
Education
Innovation
Inclusion
Autopoiesis
Yoga