Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CMPDI - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Niterói
  • CMPDI - Mestrado Profissional - Niterói
  • CMPDI - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CMPDI - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Niterói
  • CMPDI - Mestrado Profissional - Niterói
  • CMPDI - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação de Mestrado.pdf (4.698Mb)

Collections
  • CMPDI - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O YOGA E AS TECNOLOGIAS NA TRANSPANDEMIA DA COVID-19: SAÚDE, INCLUSÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
Souza, Janaina Silva de
Abstract
A crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, que atingiu o Brasil em março de 2020, desencadeou novas problemáticas em nossa sociedade e acentuou algumas antigas. Tendo como enfoque as alterações provocadas em nossas rotinas diárias e, sobretudo, no universo escolar, buscamos investigar as potencialidades do Yoga como tecnologia social e oriental em sinergia com as TICs, para promoção de saúde, da inclusão e da ressignificação do ser e do fazer dos profissionais da educação na transpandemia, visando à oferta de um projeto de Yoga on-line para esses sujeitos, na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói. Realizamos pesquisa qualitativa em duas fases, as quais chamamos de: fase preliminar e fase de implantação do projeto na referida rede de ensino. Nossas bases teóricas se assentaram no conceito de Autopoiese, da Biologia do Amor e nos pressupostos da Tecnologia Social e da tecnologia oriental. Para atingir os objetivos específicos de cada fase, realizamos pesquisa bibliográfica e ações baseadas nos princípios da Pesquisa-ação. Nelas foram feitos levantamentos em bases de dados científicas on-line, observações da realidade, coletas de informações dos participantes por meio de questionários diagnósticos, foram realizadas observações durante as aulas de Yoga on-line, rodas de conversa e análises de questionários avaliativos. Como resultados obtivemos elevado número de artigos científicos sobre os benefícios do Yoga, relatos dos participantes sobre o estresse gerado pelas demandas pessoais e profissionais durante a pandemia, opinião positiva dos participantes sobre os efeitos das vivências de Yoga on-line para a saúde e para o processo de ressignificação do ser e do fazer dos sujeitos da pesquisa. Como produto, estruturamos e ofertamos o YogaEduca, um projeto de Yoga para a Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, por meio de aulas on-line, síncronas e assíncronas, para todos os profissionais participantes do Projeto.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Note
Trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Formando Docentes para a Inclusão da Diversidade na Escola: tecnologias e inovações em diálogo e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.
Source
SOUZA, Janaina Silva de. O Yoga e as tecnologias na transpandemia da COVID-19: saúde, inclusão e ressignificação dos profissionais de educação. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Educação
Inovação
Inclusão
Autopoiese
Yoga
Meditação transcendental
Promoção da saúde
Ensino público
Autonomia (Psicologia)
Autogestão
Ambiente escolar
Educação inclusiva
Transpandemia
Tecnologia educacional
Epistemologia social
Education
Innovation
Inclusion
Autopoiesis
Yoga
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29271
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram