O ESTADO DA ARTE DA TEORIA DE NUDGE E O ESTÍMULO DE COMPORTAMENTOS TURÍSTICOS PRÓ-AMBIENTAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA INTERNACIONAL
Nudge
Redução de danos ambientais
Atividades turísticas
Revisão sistemática da literatura
Turismo
Economia
Fator ambiental
Behavioural Economics
Nudge
Tourism Sustainability
Systematic Literature Review
Abstract
Os turistas podem prejudicar o meio ambiente do destino que visitam de muitas maneiras diferentes, como, por exemplo, utilizar produtos descartáveis, consumir água e energia em excesso, não reutilizar de toalhas em meios de hospedagem, evitar reciclagem, entre outras formas. A necessidade urgente de proteger os ambientes de destino do mau comportamento dos turistas levou especialistas acadêmicos e gestores públicos e privados a aplicar algumas iniciativas que ajudam a mudar o comportamento humano. A economia comportamental (EC) contribui para a formulação de políticas públicas e privadas para reduzir esses danos ambientais, tendo em vista que aumentam o poder explicativo ao aplicar fundamentos psicológicos às políticas, e por isso, seu uso é crescente na indústria do turismo. A agenda de nudgings, ou seja, intervenções comportamentais que visam melhorar a tomada de decisão sem coibir demais opções, está convergindo com gestores e legisladores do turismo a medida em que eles estão percebendo que a implementação de nudges leva a redução de custos, maior eficácia de mudanças comportamentais, diminuindo assim os danos ambientais produzidos pelos turistas. No entanto, pouco esforço foi feito para compreender a relação entre nudges e sustentabilidade do turismo. Para preencher essa lacuna, este artigo sistematiza a literatura sobre intervenções de nudge em estudos de turismo e sustentabilidade, por meio das seguintes etapas: (1) definição da questão de pesquisa; (2) formulação dos protocolos de revisão; (3) pesquisa da literatura; (4) extração de publicações relevantes; e (5) sintetizar os resultados. Para análise, utilizou-se do suporte dos softwares VOSViewer, R (com o pacote Bibliometrix) e NVivo, tendo sido adotada uma análise descritiva e uma análise temática dos dados. Os resultados desta investigação apresentam os principais antecedentes disciplinares usados nessas investigações, com países anglo-saxões liderando pesquisas sobre nudges verdes. A abordagem metodológica adotada pelos estudos sobre nudge é limitada e faltam evidências causais. A análise temática categoriza as intervenções e apoia a ideia de que os nudges visam comportamentos inconscientes e conscientes. As intervenções preferidas são aquelas com aplicação de baixo custo, como o reaproveitamento da roupa de cama. As normas sociais são o principal gatilho para desenvolver hipóteses e desenhar nudges. Esta investigação também apresenta os mediadores e moderadores de comportamentos pró-ambientais (CPA) e desenvolve um modelo para projetar nudges na indústria do turismo. Esta pesquisa contribui com a literatura ao oferecer uma revisão sistemática dos estudos sobre os nudges e um modelo conceitual de nudges para diminuir os danos ambientais produzidos pelas atividades turísticas. A presente dissertação fornece uma análise abrangente das relações, perspectivas, métodos e contexto dos estudos, rastreando assim aspectos consistentes relacionados ao turismo. Além disso, na ausência de um framework consolidado, esta pesquisa servirá como uma referência para apoiar pesquisas futuras durante o planejamento de intervenções de incentivo no setor de turismo. Esta revisão não visa resolver o problema da sustentabilidade como um todo, mas sim contribuir para a redução de danos das atividades turísticas, analisando como o nudge pode fazer mudanças concretas, objetivas e mensuráveis.
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Document type
DissertaçãoSource
SOUZA NETO, Valério Rodrigues de. O estado da arte da Teoria de Nudge e o estímulo de comportamentos turísticos pró-ambientais: uma revisão sistemática da literatura internacional. 2022. 142f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo, Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Economia ComportamentalNudge
Redução de danos ambientais
Atividades turísticas
Revisão sistemática da literatura
Turismo
Economia
Fator ambiental
Behavioural Economics
Nudge
Tourism Sustainability
Systematic Literature Review