Metadata
Show full item record
A ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E A PARTICIPAÇÃO DO PAI NO TRABALHO DE PARTO
Paternidade
Trabalho de Parto
Emoções
Obstetric nursing
Paternity
Obstetric Labor
Abstract
O parto representa uma transição importante da vida da mulher e de sua família. Considerado um processo psicossomático, no qual o comportamento da gestante ou parturiente vai depender, além da própria evolução do trabalho de parto, da sua singularidade, complexidade e contexto sociocultural. Para o pai, o parto é um momento de intensas emoções, que lhe possibilita a primeira aproximação direta com o filho sem intermediações da mulher. Compreendendo a percepção do parto pelo pai e a possibilidade legal de acompanhar a parturiente, essa participação, além de promover o vinculo precoce com seu bebê, fortalece os laços com a parturiente, bem como pode promover outros benefícios a ela, como por exemplo: a diminuição da ansiedade, favorecendo a evolução do trabalho de parto. O enfermeiro, além de prestar toda assistência obstétrica, pode expandir sua assistência à família da gestante, incluindo o pai, de forma integral através da inserção do pai nas consultas de pré-natal, promoção e inserção durante o trabalho de parto e puerpério. Contribuindo para otimização das estratégias de prevenção e promoção à saúde. Este estudo é uma revisão integrativa que possui como objeto de pesquisa a participação do pai no trabalho de parto normal. Tem como objetivo geral analisar as possibilidades de coparticipação do pai com a gestante durante o trabalho de parto normal a partir do apoio e empoderamento do Enfermeiro Obstetra. O levantamento dos dados para a pesquisa bibliográfica, foi feito através da exploração da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), encontrando artigos das bases de dados LILACS e BDENF e diretamente nas bases de dados PUBMED e CINAHAL. O recorte temporal consiste no período entre os anos de 2009 e 2017. Foram encontrados oito estudos, dos quais apenas cinco foram selecionados. Deste modo conclui-se que as ações do enfermeiro na
promoção do exercício da paternidade no trabalho de parto se relacionam muito com a questão da educação em saúde e empoderamento dos sujeitos acerca de conhecimentos específicos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Thiago Lopes Machado da. A enfermagem obstétrica e a participação do pai no trabalho de parto. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Enfermagem obstétricaPaternidade
Trabalho de Parto
Emoções
Obstetric nursing
Paternity
Obstetric Labor