NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE PÚBLICA: RESPOSTAS EMOCIONAIS EVOCADAS PELA VISUALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E INNATURA/MINIMAMENTE PROCESSADOS
obesidade
emoção
política públicas
sistema alimentar
Obesidade
Saúde pública
Alimento Processado
Alimentos in natura
Alimentos Integrais
Marketing Social
Emoções
Política de Saúde
ultraprocessed food
obesity
emotion
public policy
food system
Abstract
Recentemente, a obesidade foi incluída dentro de um conceito mais amplo denominado de
Sindemia Global, envolvendo de forma sinérgica a desnutrição e mudanças climáticas. A
relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP), a promoção de ambientes
alimentares não saudáveis e a Sindemia Global constitui um árduo desafio aos órgãos de
saúde pública. Os AUPs são promovidos através de campanhas de marketing agressivas, além
de serem hiperpalatáveis devido a combinação de açúcares, gorduras e aditivos alimentares. A
hiperpalatabilidade desses alimentos pode promover fortes reações emocionais que
impulsionam o seu consumo em detrimento de alimentos in natura ou minimamente
processados (MP). O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta emocional evocada por
pistasvisuais de AUP e de alimentos in natura/ MP e a sua relação com o desejo de consumo.
Os participantes (n = 174; 144 mulheres; Midade =20,7 anos; DP = 4,35) realizaram duas
tarefas. Na primeira tarefa, foi aplicada a escala Self Assessment Manikin (SAM) para avaliar a
resposta emocional durante a visualização de 16 imagens de alimentos (8 AUP e 8 in
natura/MP) em conjunto com 74 imagens de outras categorias afetivas. Na segunda tarefa, os
participantes visualizaram as mesmas imagens de alimentos e classificaram seu desejo de
consumir o alimento representado na imagem. Cada imagem foi plotada em um plano
cartesiano baseado nos valores de valência e ativação obtidos através da escala SAM,
resultando em um espaço afetivo. Imagens de alimentos localizaram-se na porção superior do
espaço afetivo, representado pela motivação apetitiva. Desta forma, AUP evocam uma
motivação apetitiva de forma mais intensa que imagens contendo alimentos in natura/MP,
além de maior desejo de consumo. Também foi encontrada associação entre a motivação
apetitiva e desejo de consumirAUP em relação aos alimentos in natura/MP. Esses resultados
contribuem para o entendimentodo papel das emoções no consumo de AUP em detrimento de
alimentos in natura/ MP, podendo contribuir para estratégias de saúde pública que visam
promover ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
COUTINHO, Guilherme Macedo Soares. Neurociências e saúde pública: respostas emocionais evocadas pela visualização de alimentos ultraprocessados e innatura/minimamente processados. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Nutrição Emilia Jesus Ferreiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Alimentos ultraprocessadosobesidade
emoção
política públicas
sistema alimentar
Obesidade
Saúde pública
Alimento Processado
Alimentos in natura
Alimentos Integrais
Marketing Social
Emoções
Política de Saúde
ultraprocessed food
obesity
emotion
public policy
food system