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ABC DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Barros, Erica da Costa
Abstract
A presente pesquisa aborda a importância de ofertar uma orientação aos profissionais de Educação Infantil, no que tange à inclusão do aluno com deficiência na escola regular. Faz-se necessário compreender o papel do educador nesse movimento, assim como aprofundar conhecimentos em relação às leis que regem a educação brasileira em relação à inclusão de pessoas com deficiência. Para isso, foram pesquisados artigos sobre a formação do professor, do processo de ensino e aprendizagem, da escola como ambiente inclusivo e das características próprias da Educação Infantil. Analisou-se textos legais que regem a Educação brasileira, legitimam e regulamentam o trabalho do professor, garantindo direitos e deveres a educadores e alunos e levantou-se informações que pudessem auxiliar ao professor de Educação Infantil para atuar na Educação Especial, fornecendo suporte para lidar com crianças com deficiência. O produto dessa pesquisa é um e-book, elaborado a partir de demandas de professores da Educação Infantil, com quem tive oportunidade de conviver ao longo dos anos no exercício da Educação Especial. A expectativa é que esse trabalho possa ser útil, não só ao município de Niterói, para ampliar o olhar sobre essas questões.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
BARROS, Erica da Costa. ABC da Educação Especial na Educação Infantil. 2021. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Inclusão
Legislação
Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Livro eletrônico
Educação especial
Inclusão escolar
Professor de criança deficiente
Inclusion
Legislation
Teaching and learning
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29284
License Term
CC-BY-SA
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