A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de surdos
Formação continuada
Sequência Didática
Ensino fundamental
Educação permanente
Formação de professor
Matemática
Estudante com necessidades específicas
Método de ensino
Multilinguismo
Mathematics
Deaf teaching
Continuing education
Didatics sequence
Abstract
Na última década, os surdos conseguiram a imposição legal da presença do intérprete de LIBRAS junto ao professor para fazer a comunicação ouvinte-surdo na turma bilíngue. Certamente um grande passo em direção a inclusão, porém, a Matemática é uma disciplina que depende do raciocínio lógico e do acompanhamento visual ofertados pelo docente. Assim, o professor precisa ficar em igualdade de condições com o intérprete no quesito comunicação, para isso, não basta sinais em LIBRAS para a disciplina e uma orientação mais direta faz-se essencial. O aluno surdo é um ser que utiliza uma língua e cultura própria. Essa concepção socioantropológica da surdez, entende que o bilinguismo é o melhor método para ensino para surdos. Para contribuir com esta relação direta aluno-docente, nosso trabalho inicia-se com um levantamento bibliográfico com o objetivo de buscar nas plataformas digitais Scielo, Capes e BVS registros na última década que mostrem metodologias de ensino para alunos surdos na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental. A pesquisa na literatura digital nos indica haver uma escassez de sequencias didáticas em geral, o que se vê são sinais soltos sem orientação ordenada. Diante da informação, partimos com empoderamento para elaboração de uma ementa de curso de formação continuada para os professores de Matemática e áreas afins do 6º ao 9º ano. Nesse contexto, esta ementa, que tem por base a visão socioantropológica da surdez, visa diminuir a distância que há entre o professor e o aluno surdo, criando assim novas possibilidades didáticas-metodológicas e enriquecimento das aulas de matemática. A aplicação do curso se deu na forma à distância, devido à pandemia de COVID-19 instaurada no mundo no ano de 2020. Os resultados da aplicação mostram a necessidade de cursos para professores de matemática, a falta de conhecimento de LIBRAS dos cursistas e o apoio dos mesmos em outras questões para justificar o atendimento precário do aluno surdo.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoNote
Trabalho desenvolvido no Projeto de Extensão Escola de Inclusão e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal FluminenseSource
LEMOS, Adriana Muniz da Silva. A matemática e o aluno surdo: uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
MatemáticaEnsino de surdos
Formação continuada
Sequência Didática
Ensino fundamental
Educação permanente
Formação de professor
Matemática
Estudante com necessidades específicas
Método de ensino
Multilinguismo
Mathematics
Deaf teaching
Continuing education
Didatics sequence