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Title: Uma metodologia de ensino do uso do hífen para alunos de ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos
Authors: Motta, Katia Maria Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Maurício da
Issue Date: 15-Feb-2017
Abstract: A presente tese apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), baseada na metodologia Molar de abordagem de textos gramaticais do Prof. Dr. Maurício da Silva. A metodologia foi aplicada ao estudo das regras de emprego do hífen explicitadas no texto das Bases XV e XVI do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, tendo em vista a grande importância do assunto em razão da entrada em vigor do Acordo em 2016 e a grande dificuldade de apreensão das referidas regras, bem como das convenções ortográficas em geral, manifestada pelos discentes da referida modalidade de ensino. A proposta criada e descrita nesta tese apoiou-se, também, na utilização da teoria de Gêneros Textuais como forma de mediar a transposição didática dos pressupostos teóricos. Assim sendo, apresenta-se aqui a criação de um material didático em que se corporificou essa transposição para textos dos gêneros bula, propaganda e cápsulas hifênicas.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis presents a proposal on Portuguese language teaching to students of the National Elementary Education Integration Program with Vocational Education in the Youth and Adult Education Mode (PROEJA) based on the Molar methodology approach to grammatical texts by Dr. Mauricio da Silva. The methodology was applied to the study of the rules on the use of the hyphen explained in the Bases XV and XVI of the 1990 Portuguese Language Orthographic Agreement, due to the great importance of the subject, which will come into effect in 2016, and the great difficulties in apprehension of those rules, as well as spelling conventions in general, shown by students of the aforementioned mode of education. The proposal created and described in this thesis was supported by the Genre theory as a way to mediate the didactic transposition of the theoretical assumptions. Therefore, this paper presents the creation of pedagogical material that embodied this transposition to texts of CMI (Consumer Medicine Information) leaflets, advertising and hyphenic capsules.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2930
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