Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940
Title: Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino
Authors: Araújo, Ana Maria Pereira Brasílio de
metadata.dc.contributor.advisor: Abrahão, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.members: Gomes, Maria Paula Cerqueira
Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Araújo, Ana Maria Pereira Brasilio de. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2013
Abstract: Objetivo: construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz da Análise Institucional e da Esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente.
metadata.dc.description.abstractother: Objective: To build a cartography of teaching from the changes produced with the incorporation of new pedagogical paradigms in health education. The publication of Ordinance No. 2530/2005, the Ministry of Health endorses the policy of encouraging curricular changes of undergraduate health care. However, the effects of the process of curriculum change in undergraduate courses in nursing and medicine of the Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), occur beyond the curriculum as it shakes the ways of being, feeling and acting teachers. Method: draw a map of the training, with the research instruments, the daily research and analysis of the implication. Result: examined in the light of Institutional Analysis and Schizoanalysis, the exposed material is composed of daily research, which in this study were taken as a "within text" in the sense given by Lourau. The material, as a result of encounters within the formation, which occur from the path affectations cartographer, serve as analyzers for thinking that the changes were present in teaching.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2940
Appears in Collections:PACCS - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Maria Pereira Brasilio de Araujo.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.