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(Re) pensando a universalidade... (7.059Mb)

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(RE)PENSANDO A UNIVERSALIDADE DO ACESSO NOS ARQUIVOS PÚBLICOS: A ACESSIBILIDADE COMO UMA FERRAMENTA INCLUSIVA PARA A GARANTIA DA CIDADANIA
Rangel, Thayron Rodrigues
Abstract
Nas últimas duas décadas, em cumprimento de uma agenda mundial, acompanhou-se uma expansão das políticas públicas sobre os direitos das pessoas com deficiência no Brasil, a qual, conjuntamente com as orientações internacionais, resultou no desenvolvimento de estudos e pesquisas nas áreas da acessibilidade e inclusão social. Em consonância com esta agenda internacional, a presente pesquisa de doutoramento insere-se no debate sobre a relevância desses temas no âmbito da Arquivologia Brasileira. Nesse contexto, essa pesquisa objetiva analisar a universalidade do acesso nos arquivos públicos com a centralidade na inclusão social, a fim de contribuir para o conhecimento dos aspectos fundamentais e para a construção de um arcabouço teórico e metodológico sobre a acessibilidade para esse campo científico. Ratifica a tese de que a ausência de estudos sobre acessibilidade e inclusão social na teoria arquivística brasileira indica uma desatenção dos profissionais arquivistas e das instituições públicas arquivísticas com o acesso universal. Inferimos que a falta de pesquisas e atos administrativos que fundamentem e orientem o acesso aos arquivos com viés na inclusão social, impede as pessoas com deficiência o direito à informação. A confirmação da hipótese da pesquisa apontou que o acesso universal as instituições arquivísticas públicas é antecedido pela compreensão da necessidade biopsicossocial dos usuários. Nesta perspectiva, esta pesquisa aborda o problema da acessibilidade no universo dos arquivos por meio de análises quali-quantitativas que se operacionalizam mediante procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e método empírico. Mapeou-se os atos jurídicos e administrativos como leis, decretos, portarias e resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, além dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas de Arquivologia brasileiras, com a finalidade de identificar a existência, ou não, da temática da acessibilidade. Os resultados mostraram que há lacunas no processo formativo dos profissionais e ausência de políticas arquivísticas relacionadas com a acessibilidade e o atendimento de pessoas com deficiências no âmbito das instituições arquivísticas públicas. Dessa forma, a tese mostra a necessidade de se empreender e aplicar as seis dimensões da acessibilidade nos ambientes arquivísticos.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Subject(s)
Acessibilidade
Pessoa com deficiência
Acesso
Inclusão social
Arquivos públicos
Pessoa com deficiência
Inclusão social
Arquivos públicos
Arquivologia
Accessibility
People with disabilities
Access
Social inclusion
Public archives
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29767
License Term
CC-BY-SA
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