MODELAGEM COMPUTACIONAL DE UM SISTEMA DE RESFRIAMENTO PARA BATERIAS EM VEÍCULOS ELÉTRICOS
Banco de Baterias
Resfriamento
Modelagem Computacional
Controle de temperatura
Fluidodinâmica computacional
Termodinâmica computacional
Electric Vehicle
Battery Pack
Cooling
Computational Modeling
Balthar, Guilherme de Castro et al.
Abstract
A Fórmula SAE EV está presente ao redor de todo o mundo e é uma competição entre universidades onde os participantes são alunos de graduação que devem projetar e fabricar um protótipo de veículo elétrico de corrida. Um dos componentes críticos dos veículos elétricos é o banco de baterias responsável por fornecer energia para todo o carro, mas principalmente ao sistema de tração. Tanto durante o carregamento quanto durante o fornecimento de energia ao motor, as baterias dissipam altos níveis de calor. O superaquecimento pode afetar não só a vida das baterias, mas também o seu rendimento. Por este motivo, é extremamente importante desenvolver tecnologia para assegurar o controle da temperatura dentro dos limites determinados pelo fabricante e pelo regulamento da competição, que adota tais controles por motivos de segurança. O protótipo da Faraday, que representa a Universidade Federal Fluminense (UFF), é da categoria Fórmula SAE elétrico e atualmente utiliza-se do ar para realizar o resfriamento dos diferentes componentes do veículo durante as competições. Desta forma, o presente trabalho busca avaliar diferentes estratégias de direcionamento de fluxo de ar sobre o banco de baterias para evitar o superaquecimento dos componentes elétricos presentes dentro do container do acumulador do protótipo. Para isto, será construído um modelo CAD para efetuar análises fluidodinâmicas e termodinâmicas acopladas, pelo método dos elementos finitos e assistidas por um software de análise multifísica. Serão avaliados dois cenários, a dez e a vinte metros por segundo de velocidade, para verificar os efeitos da pressão aerodinâmica, das linhas de fluxo de ar, e da variação de temperatura na área do container de baterias do protótipo, através da adição de elementos aerodinâmicos que visam aumentar o resfriamento na zona do banco de baterias. Finalmente, a avaliação leva também em consideração diferentes parâmetros financeiros, de disponibilidade de materiais, complexidade de manufatura e manutenção de componentes para adequar-se à realidade do projeto da Faraday E-Racing.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
BALTHAR, Guilherme de Castro; SILVA, Bruno Costa. Modelagem computacional de um sistema de resfriamento para baterias em veículos elétricos. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023Subject(s)
Veículo ElétricoBanco de Baterias
Resfriamento
Modelagem Computacional
Controle de temperatura
Fluidodinâmica computacional
Termodinâmica computacional
Electric Vehicle
Battery Pack
Cooling
Computational Modeling