Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Versão Final_ Clara Gavazza.pd... (1.443Mb)

Collections
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
NATUREZA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CRIANÇA: RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gavazza, Clara Corrêa de Souza
Abstract
Este estudo buscou entender, de forma qualitativa, como as crianças criam conhecimentos brincando com e na natureza visando também compreender como a educação ambiental pode contribuir para o aumento deste brincar. Para isso, foi realizada uma observação participante no Espaço Cria, espaço educativo localizado no bairro do Cosme Velho no Rio de Janeiro. Com isso, pretende-se entender também o impacto da educação ambiental na comunidade escolar e o possível papel da biologia na área da educação infantil. Além disso, documentos oficiais de orientação pedagógica foram analisados a partir da busca de palavras chaves, como educação ambiental, natureza e brincar, a fim de entender como os temas estão sendo tratados em políticas públicas e quais orientações estão chegando às escolas atingidas por esses documentos.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
GAVAZZA, Clara Corrêa de Souza. Natureza, educação ambiental e criança: relações entre o brincar e a aprendizagem na educação infantil. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Educação ambiental
Natureza
Criança
Educação infantil
Educação básica
Educação de criança
Meio ambiente
Brincadeira
Aprendizagem por atividades
Environmental education
Nature
Child
Child education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29849
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram