NATUREZA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CRIANÇA: RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Natureza
Criança
Educação infantil
Educação básica
Educação de criança
Meio ambiente
Brincadeira
Aprendizagem por atividades
Environmental education
Nature
Child
Child education
Abstract
Este estudo buscou entender, de forma qualitativa, como as crianças criam conhecimentos brincando com e na natureza visando também compreender como a educação ambiental pode contribuir para o aumento deste brincar. Para isso, foi realizada uma observação participante no Espaço Cria, espaço educativo localizado no bairro do Cosme Velho no Rio de Janeiro. Com isso, pretende-se entender também o impacto da educação ambiental na comunidade escolar e o possível papel da biologia na área da educação infantil. Além disso, documentos oficiais de orientação pedagógica foram analisados a partir da busca de palavras chaves, como educação ambiental, natureza e brincar, a fim de entender como os temas estão sendo tratados em políticas públicas e quais orientações estão chegando às escolas atingidas por esses documentos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GAVAZZA, Clara Corrêa de Souza. Natureza, educação ambiental e criança: relações entre o brincar e a aprendizagem na educação infantil. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Educação ambientalNatureza
Criança
Educação infantil
Educação básica
Educação de criança
Meio ambiente
Brincadeira
Aprendizagem por atividades
Environmental education
Nature
Child
Child education