A MATEMÁTICA NOS EXAMES DE PREPARATÓRIOS NO RIO DE JANEIRO DURANTE O SÉCULO XIX
Exames Preparatórios
Livros Didáticos
Rio de Janeiro
Acesso ao ensino superior
Ensino secundário
História da Matemática
History of Mathematics Education
Preparatory Exams
Textbooks
Rio de Janeiro
Abstract
Durante o século XIX, a educação básica no Brasil contava com um número ainda incipiente
de escolas e pouca atenção do governo central para as instituições de ensino secundário. Com
o Ato adicional em 1834 e a criação do Colégio Pedro II em 1837, o ensino secundário começa
a contar com tênue organização, mas se mantém atrelado ao que era cobrado para a matrícula
das Faculdades. Para ingressar nas instituições de ensino superior no século XIX era necessária
a aprovação dos estudantes nos Exames Gerais de Preparatórios, regulamentados a partir da
Reforma do ministro do Império Couto Ferraz em 1854. Incluídos nos exames para o ingresso
nas Faculdades de Medicina, Engenharia e Direito, os conteúdos das cadeiras de Matemática
acabaram por se constituir como parte fundamental do currículo do ensino secundário se
configurando, como apontam alguns pesquisadores, como o currículo oficial vigente. Dada a
importância da Matemática como conteúdo escolar, tanto na instituição oficial de ensino da
época (Colégio Pedro II), como no padrão real seguido no ensino secundário, o objetivo deste
projeto é investigar como eram realizados os Exames Preparatórios das cadeiras de Matemática
(Álgebra, Aritmética e Geometria). Intrinsecamente a esse processo, é importante destacar
alguns de seus constituintes tais como: a produção dos livros didáticos de Matemática
produzidos e adotados para servirem de suporte ao acesso ao ensino superior, notabilizando
alguns autores dessas obras; a nomeação dos membros da comissão julgadora, sendo necessário
ser cidadãos idôneos e habilitados nas matérias, a moralidade e licitude dos trabalhos dependia
em grande parte desses membros; o inventário das inscrições e dos respectivos resultados dos
Exames Gerais de Preparatórios na área de Matemática e a divulgação dos colégios e
professores habilitados, com destaque para aqueles que conseguiam notoriedade pela
quantidade de aprovações. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa histórica no campo
da História da Educação Matemática e foi desenvolvido na linha de pesquisa Ciência, Cultura
e Educação e no projeto: História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino. A
metodologia da pesquisa está baseada no estudo da legislação vigente na época, com destaque
aos Relatórios Ministeriais do Império, livros didáticos, e outras fontes impressas (como os
jornais em circulação durante o século XIX), além dos trabalhos já realizados sobre o tema.
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Document type
DissertaçãoSource
MOULIN, Adenir Pereira de Araújo. A matemática nos exames de preparatórios no Rio de Janeiro durante o século XIX. 2023. 289f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
História da Educação MatemáticaExames Preparatórios
Livros Didáticos
Rio de Janeiro
Acesso ao ensino superior
Ensino secundário
História da Matemática
History of Mathematics Education
Preparatory Exams
Textbooks
Rio de Janeiro