DIABETES GESTACIONAL: INCIDÊNCIA E ASSOCIAÇÃO AOS FATORES DE RISCO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2013)
Pré-natal
Incidência de Diabetes Mellitus gestacional
Nutrição e Diabetes Mellitus gestacional
Diabetes mellitus
Cuidado pré-natal
Diabetes gestacional
Incidência
Nutrição pré-natal
Epidemiologia
Fator de risco
Gestational Diabetes Mellitus
Prenatal
Incidence of gestational Diabetes Mellitus
Nutrition and gestational Diabetes Mellitus
Abstract
O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma intercorrência obstétrica com alta prevalência em gestantes brasileiras, o que se torna uma preocupação para os serviços de atendimento à gestante da rede pública. O objeto deste estudo é o Diabetes Mellitus Gestacional e sua relação com os cuidados de saúde no pré-natal ocorridos em um Hospital Universitário da Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro. Objetivos: Identificar o número de casos novos de Diabetes Mellitus Gestacional, durante o acompanhamento pré- natal. Avaliar a prevalência de DMG com relação ao estado nutricional pré e gestacional, número de consultas médicas e nutricionais, adequacidade de ganho de peso, tipo de parto, fatores de risco para DMG tais quais: de antecedentes obstétrico, estatura, histórico familiar de Diabetes mellitus em parentes de 1º grau. Analisar a associação de DMG com estado nutricional por antropometria e adequacidade no ganho de peso na gestação, segundo as recomendações do Ministério da Saúde, para gestantes. Metodologia: Estudo quantitativo, analítico, de coorte retrospectivo onde foram determinados novos casos de DMG em gestantes no Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói-RJ, 2013. Também foi realizado um estudo transversal para avaliar a associação da prevalência de DMG e histórico obstétrico e nutricional, fatores de risco para a doença, desfechos maternos e no recém-nascido. Ambos realizado por meio de pesquisa de dados secundários. Resultados e Discussão: A incidência de diabetes gestacional foi de 14% - IC95%= (9,3% - 20,0%), e o diabetes mellitus gestacional obteve associação ao IMC pré-gestacional (p=0,001) e ao IMC ao final da gestação (p=0,026). Conclusão: A incidência de diabetes mellitus gestacional na população estudada, num hospital de alta complexidade, está acima do que se espera, tendo em vista a oferta de diversas especialidades que podem auxiliar na prevenção da doença. Gestantes com peso pré-gestacional excessivo (sobrepeso e obesidade) tenderam mais ao desenvolvimento do diabetes mellitus gestacional do que as gestantes das outras categorias de IMC
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoNote
Contém gráficos e ilustraçõesSource
GUERRA, Juliana Vidal Vieira. Diabetes gestacional: incidência e associação aos fatores de risco em um hospital universitário do estado do Rio de Janeiro (2013). 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil) Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, 2016.Subject(s)
Diabetes Mellitus gestacionalPré-natal
Incidência de Diabetes Mellitus gestacional
Nutrição e Diabetes Mellitus gestacional
Diabetes mellitus
Cuidado pré-natal
Diabetes gestacional
Incidência
Nutrição pré-natal
Epidemiologia
Fator de risco
Gestational Diabetes Mellitus
Prenatal
Incidence of gestational Diabetes Mellitus
Nutrition and gestational Diabetes Mellitus