ALUNOS COM DEFASAGEM NA LEITURA E ESCRITA: UM E-BOOK PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Educação inclusiva, Dificuldade de aprendizagem, Fonologia, Prática pedagógica
Illiteracy; Inclusive education; Reading and writing process; Literacy difficulties; Strategies in School Practice
Abstract
Os últimos dados evidenciam que a alfabetização é um grande desafio no cenário
educacional brasileiro (SAEB/ANA, 2016). A atual pandemia de COVID-19 aprofundou ainda
mais as perdas na aprendizagem da leitura e escrita. Pesquisas recentes na área da
Linguística e Neurociência enfatizam a importância das habilidades de consciência
fonológica para a promoção do sucesso na aprendizagem da leitura e escrita, inclusive dos
alunos com expressiva dificuldade. Os professores alfabetizadores exercem papel
fundamental no desenvolvimento da consciência fonológica dos estudantes, uma
capacidade a ser desenvolvida. Na perspectiva da educação inclusiva, os alunos
considerados típicos, mas com expressiva dificuldade na aquisição da leitura e escrita,
carecem de iniciativas e programas de aprendizagem que contemplem suas especificidades.
Com base nesses pressupostos, o presente estudo investigou se os professores incluem em
suas práticas alfabetizadoras o trabalho com a consciência fonológica, como uma estratégia
voltada para os alunos com expressiva dificuldade na leitura e escrita. O objetivo do estudo
foi criar conhecimento da estratégia de consciência fonológica para atendimento desses
estudantes através de um e-book objetivo e acessível. O presente trabalho tem abordagem
qualitativo-exploratória, com finalidade aplicada e o método elencado é o hipotético dedutivo. A hipótese levantada no estudo foi de que a maioria dos professores utiliza em
suas práticas alfabetizadoras a estratégia de consciência fonológica com alunos com grande
defasagem. Os resultados revelaram que, embora os professores evidenciem certo
conhecimento acerca das habilidades de consciência fonológica, reconhecendo a sua
importância para a alfabetização, os mesmos não as incluiu como uma prática recorrente
em sala de aula. Ao avaliarem o e-book produzido, todos os docentes consideraram seu
conteúdo importante, pretendendo utilizá-lo em suas aulas. Assim, é possível concluir que o
conhecimento produzido neste estudo pode contribuir de maneira significativa para o
desenvolvimento da consciência fonológica nas práticas pedagógicas alfabetizadoras.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
FORMOSO, Tailine Pereira Lomêu. Alunos com defasagem na leitura e escrita: um E-book para desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica. 2022. 184 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Analfabetismo; Educação Inclusiva; Processo de leitura e escrita; Dificuldades de Letramento; Estratégias na Prática EscolarEducação inclusiva, Dificuldade de aprendizagem, Fonologia, Prática pedagógica
Illiteracy; Inclusive education; Reading and writing process; Literacy difficulties; Strategies in School Practice