xmlui.metadata.dc.contributor.author | Theóphilo, Claudiane da Silva | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2023-08-24T14:52:16Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2023-08-24T14:52:16Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | THEÓPHILO, Claudiane da Silva. Custas judiciais nas óticas constitucional, econômico-financeira e jurimétrica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30096 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | A monografia, com a abordagem qualiquantitativa, visa explanar sucintamente a sistemática das custas judiciais, em sentido amplo, nos campos constitucional, econômico-financeiro e jurimétrico, na ótica do Poder Judiciário. Após o estudo, sobretudo, mediante as publicações do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, as receitas das custas processuais mantêm a autonomia financeira dos órgãos jurisdicionais presente na Carta Magna de 1988. Apesar de 13 (treze) Tribunais de Justiça destinarem um percentual às Funções Essenciais à Justiça, atende-se a extensão do uso das taxas na designação dada pelo Código Tributário Nacional de 1966. Igualmente, permitem a garantia parcial de acesso à Justiça, haja vista as distinções das montas das custas judiciais, estipuladas pelos entes federados, potencialmente (des)estimularem os pleitos dos litigantes desprovidos economicamente em certos foros. Aliás, em ações ingressadas acima de R$ 50.000,00, houve custas dos Tribunais Estaduais mais onerosas em 5 (cinco) vezes quando comparadas com os outros Tribunais. Ademais, os custos processuais conjugados aos indicadores socioeconômicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB), constituem as complexas multivariáveis
de necessária resolução. Atualmente, inexistem estudos com Jurimetria combinada à Inteligência Artificial de modo a estimar os valores das custas mais propícios tanto à autonomia do Judiciário quanto ao acesso à Justiça no Brasil. Entretanto, o CNJ pretende adotar uma uniformização nacional das custas, a fim de melhorar o acesso
ao Judiciário enquanto princípio constitucional. Isso após o término do processo legislativo da proposta de projeto de Lei complementar sobre a exigência de custas dos serviços forenses dos entes políticos, além do controle de sua arrecadação. No mais, a escassez de investigações empíricas na literatura acerca da situação dos
custos processuais, principalmente das custas judiciais, aponta a reduzida aplicação da Jurimetria na avaliação dos perfis de cobrança dessas taxas entre 2010 e 2022. Certamente, tal fato ocorre em virtude da extensa demanda processual sujeita ao Poder Judiciário Brasileiro | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Custas judiciais nas óticas constitucional, econômico-financeira e jurimétrica | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Constitucionalidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Custas judiciais | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Economicidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Jurimetria | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Taxa judiciária | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Constitucionalidade das leis | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Custa judiciária | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Estatística | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Constitutionality | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Court costs | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Economics | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Jurimetry | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Court fee | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The monograph, with a qualitative and quantitative approach, aims to briefly explain
the systematics of court fees, in a broad sense, in the constitutional, economic-financial
and legal fields, from the perspective of the Judiciary. After the study, mainly through
the publications of the National Council of Justice - CNJ, the revenues from procedural
costs maintained the financial autonomy of Organs jurisdictional bodies present in the
Magna Carta of 1988. Although 13 (thirteen) Courts of Justice allocate a percentage
to the Essential Functions of Justice, the extension of the use of rates compatible with
the designation of the National Tax Code of 1966. Likewise, they allow the partial
guarantee of access to Justice, due to distinctions in the amount of court costs, dictated
by the federal entities, potentially stimulating or discouraging the claims of
economically deprived litigants in certain forums. Even, in lawsuits filed above BRL
50,000.00, there were costs of the State Courts that were more onerous in 5 (five)
times when compared to the other Courts. In addition, procedural costs combined with
socioeconomic indicators, such as the Human Development Index (HDI) and Gross
Domestic Product (GDP), constitute the complex multivariables that need to be
resolved. Currently, there are no published studies with Jurimetry combined with
Artificial Intelligence to estimate the most favorable costs for both Judiciary autonomy
and access to Justice in Brazil. However, the CNJ intends to adopt a national uniformity
of costs, to facilitate access to the Judiciary as a constitutional principle. This was after
the end of the legislative process for the proposal for a supplementary bill on the
requirement for the costs of forensic services by political entities, in addition to the
control of their collection. Moreover, the scarcity of empirical investigations in the
literature about the situation of procedural costs, especially court costs, points to the
reduced application of Jurimetry in the evaluation of the collection profiles of these fees
between 2010 and 2022. Certainly, this fact occurs due to the extensive procedural
demand subject to the Brazilian Judiciary | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Volta Redonda, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Bacharelado em Direito | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Andressa Guimarães Torquato | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0022426626370020 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Cardoso, Patrícia Silva | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8018781068310809 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Lopes Júnior, Dalmir José | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154901557001434 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 56 p. | pt_BR |