O PAPEL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO DESENVOLVIMENTO LOCAL DE UMA REGIÃO PERIFÉRICA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE CÍVICA
Engajamento
IES
UFRRJ
Seropédica
Universidade cívica
Desenvolvimento social
Política pública
Seropédica (RJ)
Ensino-aprendizagem
Third mission
Engagement
Higher Education Institution (HEI)
Civic university
Abstract
Objetivo do trabalho: Analisar o engajamento do câmpus sede da UFRRJ em relação aos problemas da cidade de Seropédica, na direção de ações práticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem, à utilização da pesquisa para soluções concretas no entorno e ao desenvolvimento social e econômico
Procedimentos/Método para a solução do problema: Nesta investigação foram utilizadas a Análise Documental Ilustrada (ADI) em Planos de Desenvolvimento Institucional e Relatórios de Gestão publicados entre 2006 e 2021, bem como a Entrevista Centrada no Problema aplicada às lideranças acadêmicas da UFRRJ, aos secretários, subsecretários e ex-secretária da PMS, e aos moradores da cidade envolvidos com projetos sociais Resultados: Realizou-se um mapeamento das práticas de engajamento da UFRRJ com a cidade de Seropédica no período de 2008 a 2022. Também foram examinadas perspectivas documentais relacionadas à inserção local da UFRRJ. Além disso, identificaram-se desafios nos campos do ensino e aprendizado, da relação com a atividade econômica e com a cadeia de educação e formação contínua da cidade. Adicionalmente, foi realizado um levantamento dos equipamentos ligados aos serviços de saúde e bem-estar que atendem às necessidades municipais. Implicações práticas: Incluem a identificação das descontinuidades políticas como um dos principais desafios para aproximar a UFRRJ e Seropédica. É urgente a necessidade de implementar políticas institucionais que estabeleçam uma maior aproximação entre a instituição de ensino e os moradores de Seropédica, especialmente aqueles que residem em bairros mais distantes. Além disso, é importante explorar as perspectivas culturais e esportivas como meios para democratizar o acesso à educação. Também é recomendada a criação de canais de comunicação efetivos com as secretarias da Prefeitura
Municipal de Seropédica Originalidade e contribuições: As pesquisas relacionadas à terceira missão da Universidade Cívica são escassas no Brasil, portanto, este estudo contribui para introduzir perspectivas sobre o papel de uma instituição de ensino superior centenária no contexto de uma cidade periférica, contribuindo para ensino e profissionalização local e/ou desenvolvimento social, cultural e ambiental de sua geografia. Os achados apresentados podem oferecer contribuições relevantes para a melhoria dessa relação, incluindo o desenvolvimento de políticas institucionais pela própria instituição de ensino superior e políticas públicas por parte do município
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
PINTO, Anderson Moreira. O papel da universidade pública no desenvolvimento local de uma região periférica: um estudo de caso a partir da perspectiva da Universidade Cívica. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.Subject(s)
Terceira missãoEngajamento
IES
UFRRJ
Seropédica
Universidade cívica
Desenvolvimento social
Política pública
Seropédica (RJ)
Ensino-aprendizagem
Third mission
Engagement
Higher Education Institution (HEI)
Civic university