Metadata
Show full item record
CARTOGRAFIA SOCIAL E TERRITORIALIDADES: EXPERIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS E POPULAÇÕES SUBALTERNIZADAS NA REGIÃO COSTEIRA DE ANGRA DOS REIS/RJ
educação cartográfica
ativismos cartográficos
collaborative mapping
cartographic education
cartographic activism
Abstract
Essa pesquisa possui como objetivo contribuir para o campo de conhecimento em construção da Cartografia Social por meio de um relato de experiência de mapeamento coletivo, participativo e colaborativo que ocorreu com crianças em um espaço escolar a partir do ensino de Geografia. Para atingir esse objetivo, em um primeiro momento, é apresentado o contexto socioespacial de Angra dos Reis e a região da Costa Verde ou da Baía da Ilha Grande: a usurpação de territórios, a privatização das praias e a demanda dos Povos e Comunidades Tradicionais por mapeamento participativo assim como as organizações de luta pelo direito de ocupar o território, como o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT). Posteriormente, são apresentados os principais temas analíticos que constroem o campo de conhecimento da Cartografia Social, formulados por geógrafos pesquisadores que defendem que a Cartografia é um instrumento de poder inventado pela classe dominante (o Estado, militares, etc) para extorquir territórios, controlar mundos e restringir acessos.Nesse caminho, Girardi (2000) apresenta a sua relação com a educação cartográfica acreditando que o ensino da Cartografia é indissociável do ensino da Geografia.Em seguida, contextualizaremos a Cartografia Social com a ajuda de Acselhad e Viégas (2013), apresentando as principais experiências que ocorreram na AbyaAyla, no Brasil, e as experiências vivenciadas na região da Costa Verde com o Grupo de Pesquisa Cartonomia. Por fim, descrevemos as etapas ou metodologias utilizadas em sala de aula através das premissas da Cartografia Social para o processo do mapeamento coletivo, a respeito da ocupação das praias da região, produzido através dos conhecimentos territoriais dos alunos de uma escola localizada em um bairro periférico de Angra dos Reis/RJ. Acredita-se que o campo de conhecimento da Cartografia Social é importante para o ensino da Geografia, pois trabalha com o reconhecimento e a auto-identificação dos sujeitos em seus territórios, contribuindo para o desenvolvimento da sua consciência política e territorial.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Paixão, Carolina Franco. Cartografia Social e Territorialidades: Experiências Cartográficas e Populações Subalternizadas na Região Costeira de Angra dos Reis/RJ. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2022.Subject(s)
mapeamento colaborativoeducação cartográfica
ativismos cartográficos
collaborative mapping
cartographic education
cartographic activism