PLANEJAMENTO E DESEMPENHO DO SISTEMA PÚBLICO DE BICICLETA COMPARTILHADA DO RIO DE JANEIRO
Bicicleta
Rio de Janeiro (RJ)
Planejamento urbano
Urban mobility
Bicyle
Abstract
Este estudo tem por objetivo apresentar os parâmetros urbanísticos presentes no planejamento
e no desempenho de um Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas (SPBC), tomando o
sistema do Rio de Janeiro (Bike Rio) como estudo de caso. É sabido que, além dos trinta anos
de planejamento cicloviário, a cidade também apresenta desafios na mobilidade urbana que
fazem com que o Bike Rio se torne um modo de transporte cada vez mais atrativo, embora a
sua escala de alcance seja limitada enquanto modo individual e de baixa capacidade.
Recentemente, a pandemia do novo coronavírus diminuiu ainda mais a oferta de transporte na
cidade, o que, por outro lado, ajudou a explicar a rápida retomada de utilização do Bike Rio
após mais de um ano desde o início da pandemia. Esta retomada, assim como a usabilidade do
sistema, não acontece de forma igualitária na rede de estações, visto que a soma de
características urbanísticas atrativas para um SPBC se apresenta de forma distinta nas regiões
onde o sistema é operado na cidade. Neste sentido, relacionar a atratividade das regiões com
os dados de uso do sistema permitiu verificar que, quanto mais uma região apresenta fatores
atrativos para um SPBC, maior é a sua utilização. Consequentemente, locais mais atrativos
podem estar apresentando estresse de utilização, isto é, quando a oferta do SPBC ainda não dá
conta da demanda atual do local. Neste sentido, relacionar os dados de uso com a atratividade
das regiões e com os dados de oferta do sistema permitiu notar que, diante do contexto atual,
o aumento da oferta de bicicletas e de estações se faz necessário nas regiões mais atrativas da
cidade mesmo com o SPBC já existindo nestas regiões, nos casos em que a demanda ainda
excede a oferta atual.
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Document type
DissertaçãoSource
PACOBAHYBA,Lucas da Silva. Planejamento e Desempenho do Sistema Público de Bicicleta Compartilhada do Rio de Janeiro. 2022. 316 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo,Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Mobilidade UrbanaBicicleta
Rio de Janeiro (RJ)
Planejamento urbano
Urban mobility
Bicyle