NITERÓI DE BICICLETA: UMA ANÁLISE SOBRE A POLÍTICA DE MOBILIDADE URBANA POR BICICLETA EM NITERÓI-RJ E O PAPEL DO MOVIMENTO CICLOATIVISTA NA CIDADE DE NITERÓI
Bicicleta
Niterói (RJ)
Políticas públicas
Planejamento urbano
Bicycle
Public policies
Urban mobility
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma análise sobre a política de
mobilidade por bicicleta no município de Niterói-RJ a partir da criação do programa Niterói
de Bicicleta, órgão responsável pela realização do planejamento de toda a infraestrutura
cicloviária da cidade e por ações de estímulo e de conscientização sobre o uso seguro desse
modal. Com base nas discussões que apontam para a promoção do uso da bicicleta como uma
importante estratégia na busca por uma mobilidade urbana sustentável, capaz de promover
melhorias nos aspectos sociais, econômicos e ambientais de contextos urbanos atuais, Niterói
vem implementando, desde o início dessa última década, intervenções no espaço urbano e
políticas de mobilidade que parecem caminhar nessa mesma direção através da criação de
espaços voltados para ciclistas. No entanto, abordagens que tenham como premissa o enfoque
sociológico e político no estudo dos fenômenos ligados aos deslocamentos da população
afirmam que falar em mobilidade significa ir além das melhorias nos meios de transporte ou
no trânsito. Essas abordagens sinalizam para a necessidade de questionar o ordenamento dos
lugares e territórios, a distribuição de bens e serviços, as relações de apropriação e uso do
espaço, e as formas de acessar e viver no espaço urbano. No meio dessa discussão, teorias
demostram que a atuação do poder público por meio de programas de incentivo, implantação
de infraestrutura e a inclusão da bicicleta nas requalificações viárias tem grande potencial de
aumentar a sua adoção como meio de transporte. Entretanto, muitos são os entraves que
surgem na fase de implantação das ações e estratégias propostas nos planos de mobilidade,
configurando-se como barreiras à sua efetivação. Deste modo, o desenvolvimento desta
pesquisa contou com uma análise da distribuição espacial da malha cicloviária em Niterói e
das formas de atuação dos movimentos cicloativistas junto ao poder público no que se refere
às deliberações a respeito das políticas de mobilidade na cidade, além de uma identificação
das principais barreiras e dificuldades encontradas pelo programa Niterói de Bicicleta na
implementação das políticas em prol da mobilidade cicloviária. Os resultados das análises
demostraram que há uma distribuição extremamente desigual da malha cicloviária entre as
regiões da cidade, que os movimentos cicloativistas atuam de formas diversas e fogem à visão
tradicional de que cabe ao ativismo social apenas o papel reivindicatório e a abordagem
inflamada, e, por fim, que as barreiras identificadas apontaram para a necessidade do
enfrentamento das pressões exercidas pelo mercado imobiliário, pelos interesses econômicos,
pelos movimentos pró automóvel e pelas diferentes visões internas acerca da mobilidade, bem
como requer mudanças e o apoio da população.
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Document type
DissertaçãoSource
BOTELHO, Wallace Silva. Niterói de bicicleta: uma análise sobre a política de mobilidade urbana por bicicleta em Niterói-RJ e o papel do movimento cicloativista na cidade. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Mobilidade UrbanaBicicleta
Niterói (RJ)
Políticas públicas
Planejamento urbano
Bicycle
Public policies
Urban mobility