Metadata
Show full item record
A CARTOGRAFIA SOCIAL E A CARTOGRAFIA ESCOLAR: ENTRE VIVÊNCIAS E MAPAS
Violência
Cartografia Escolar
PIBID
Social Cartography
Violence
School Cartography
PIBID
Abstract
Esta monografia busca realizar uma discussão sobre os sentidos da Cartografia Oficial e da
Cartografia Crítica a fim de realizar uma articulação dialógica entre a Cartografia Social e a
Cartografia Escolar. Desta forma, investigam-se as possibilidades da Cartografia Social
(considerada uma Cartografia Crítica) como uma ferramenta metodológica para o Ensino de
Geografia, pois, permite trabalhar os conteúdos e conceitos da Geografia a partir da vivência
dos alunos. Ademais, com essa ferramenta metodológica, por meio do PIBID com os
discentes da Escola Municipal Alexina Lowndes, foi realizada uma experiência pedagógica a
partir da discussão sobre o conceito de violência. Utilizando os dados do ISP (RJ) de Angra
dos Reis (RJ) foi produzida uma cartografia social sobre a violência no município de
Angrense cujos discentes foram os protagonistas centrais. A partir dessa experiência, pode-se
constatar que a Cartografia Social é uma ferramenta metodológica profícua para o ensino de
Geografia e para a formação dos alunos cidadãos, pois a mesma permite valorizar as
experiências e vozes dos mesmos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Horta, Anna Beatriz Freitas Ferreira. A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.Subject(s)
Cartografia SocialViolência
Cartografia Escolar
PIBID
Social Cartography
Violence
School Cartography
PIBID