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Title: Revista Nova Ontem e Hoje: a análise do discurso sobre a mulher na mídia
Authors: Silva, Viviam Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Silmara Cristina Dela
Issue Date: 2014
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os processos de produção do sentido sobre a mulher em reportagens da revista Nova em dois períodos específicos: as primeiras edições brasileiras (outubro a dezembro de 1973) e exemplares dos anos de 2010 a 2012. Busca-se, com ênfase na abordagem da Análise do Discurso pela ótica de Michel Pêcheux, identificar as formações discursivas diversas e conflitantes que atravessaram os discursos em questão e refletir sobre as formações imaginárias presentes nas práticas discursivas e materializadas na linguagem sobre o sujeito “mulher” nesses discursos. O corpus da pesquisa é constituído por reportagens da revista Nova nos dois períodos e a escolha do mesmo justifica-se pela observação de um trajeto temático (GUILHAUMOU e MALDIDIER, 1997) que permitiu que reportagens antigas e atuais fossem comparadas em meio a um gesto de interpretação que possibilitou perceber como se constituem os sentidos nessa materialidade. Inicialmente, aspectos gerais sobre a história das revistas femininas são abordados, assim como questões referentes à projeção da mulher como sujeito consumidor. Em seguida, conceitos essenciais para a Análise do Discurso são trabalhados. Logo depois, percorre-se um trajeto temático a fim de justificar os recortes apresentados no corpus de análise, traçando um histórico das revistas femininas e os fatores que influenciaram na forma como as mesmas foram constituídas. Por fim, apresentam-se as considerações analíticas acerca do discurso sobre a mulher na revista utilizando os elementos teóricos da Análise do Discurso de Linha Francesa, que entende que a linguagem é constituída social e historicamente, estabelecendo uma relação necessária entre o dizer e as condições de produção desse dizer. Essa pesquisa é de grande relevância no momento em que busca refletir sobre os discursos em circulação na mídia, assim como analisar os discursos sobre a mulher na atualidade. Por meio das análises foi possível constatar que, embora a revista Nova projete em seu dizer a imagem de si mesma como difusora de um ideal de independência sexual e financeira do público feminino desde o seu lançamento, os sentidos construídos ao longo dos discursos presentes nas reportagens da revista são contraditórios. Os discursos sobre as mesmas, nos dois momentos da publicação são construídos tendo o sexo e o consumo como condição de felicidade e realização. Apesar da “roupagem” moderna, ainda se marcam nas páginas de “Nova” os velhos e cristalizados discursos sobre o sujeito mulher.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to analyze the processes of production of discourses about the woman through reports of Nova magazine in two specific periods: the first Brazilian editions (October-December 1973 ) and issues from the years 2010-2012. Based on the Discourse Analysis approach initiated by Michel Pêcheux, we search to identify the diverse and conflicting discursive formations that cross the corpus in question and reflect on the imaginary formations present in the discursive practices and materialized in the language on the subject "woman" in these discourses. The research corpus is composed of Nova magazine reports in both periods and the choice of it is justified by the observation of a thematic path (GUILHAUMOU and MALDIDIER , 1997) it allowed that old and current reports were compared among a gesture interpretation and made us perceive how meanings that constitute in this materiality. Initially, general aspects of the history of women's magazines are addressed as well as issues concerning the projection of the subject woman consumer. Then essential concepts for Discourse Analysis are worked. Soon after, we run up a theme path in order to justify the clippings shown in the corpus analysis, tracing a history of women's magazines and the factors that influenced the way in which they were constituted. Finally, we present the analytical considerations about the discourse about women in the magazine using the theoretical elements of Discourse Analysis of French Line, who believes that language is socially, and historically constituted, establishing a necessary relationship between the discourse and the conditions of production of it. This research is of great importance when it seeks to reflect about the discourses and their circulating in the media, as well as to analyze the discourses about women today. Through the analysis it was found that, although the discourses about women in Nova magazine show the image of herself as an ideal diffuser sexual and financial independence of the female audience since its launch, the meanings constructed through the discourses present in its issues are contradictory. Spite of a modern "garment", the pages of "Nova" are still marked for old and crystallized speeches about the subject woman.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3024
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