Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CMPDI - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Niterói
  • CMPDI - Mestrado Profissional - Niterói
  • CMPDI - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CMPDI - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Niterói
  • CMPDI - Mestrado Profissional - Niterói
  • CMPDI - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação de Mestrado.pdf (4.310Mb)

Collections
  • CMPDI - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
LIVRO SOBRE TRAJETÓRIA E RESSONÂNCIAS NAS OBRAS DE LYGIA CLARK, A PARTIR DE SUA DOCÊNCIA COM ALUNOS SURDOS DO INES
Carvalho, Egley Amarolina Pereira
Abstract
Lygia Clark é uma artista plástica renomada mundialmente, tendo parte de sua trajetória influenciada pelo contato com seus alunos surdos do INES. Esta pesquisa integra parte dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa O Passado tem História: representações e representatividade do Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES em documentos oficiais e extraoficiais à luz da Linguística Sistêmico Funcional, que tem como objetivo principal analisar fontes históricas e documentais (verbais e não verbais), relativas à educação de surdos no âmbito do Instituto Nacional de Educação de Surdos. O objetivo geral do estudo consiste em elaborar um livro sobre a trajetória de Lygia Clark, como professora e artista, durante o período em que atuou como professora de artes plásticas no INES, no biênio de 1960 a 1962. Para atender o objetivo geral, algumas metas foram delineadas, tais como investigar a prática pedagógica de Lygia Clark como professora no Instituto, e pesquisar as ressonâncias desse período nas obras da artista, pois recebeu influências sensoriais que impactaram sua carreira artística ao lecionar para os alunos surdos. A proposta enseja a obtenção de uma visão ampla sobre essa atividade realizada pela artista no contexto histórico, através de uma pesquisa documental qualitativa (BRAVO, 1991) e exploratória (GIL, 1991), visto que são muito discretos os estudos divulgados que contemplem a temática apresentada aqui. Este estudo foi enriquecido com fotografias, diário de classe, e relatório que comprova os trabalhos realizados em sala de aula por alunos surdos da docente Lygia Clark. A pesquisa baseou-se em Rocha (2007, 2009) e Carneiro (2005), em informações referentes ao INES e sobre a vida da artista plástica e professora, bem como em sua carreira no Brasil e no exterior. Utilizaram-se entrevistas realizadas no INES com o ex-aluno surdo de Lygia Clark, Mauri Citele, e aquelas contidas na obra Arquivo para uma Obra Acontecimento, direcionado às personalidades que conviveram com a artista. Foram feitas consultas em locais de divulgação cultural como: Museu da Imagem e Som, Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte São Paulo, Biblioteca Paço Imperial e Associação Cultural Lygia Clark, a fim de compor o produto da pesquisa, um livro que busca contribuir e fomentar o corpus de informações sobre a importância dos alunos surdos do INES para a trajetória pessoal e artística de Lygia Clark no Brasil.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
CARVALHO, Egley Amarolina Pereira. Livro sobre trajetória e ressonâncias nas obras de Lygia Clark, a partir de sua docência com alunos surdos do INES. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Lygia Clark
INES
Educação de surdos
Artes plásticas
Educação especial
Surdo
Professor de Arte
Biografia
Artista brasileiro
Estudante com necessidades específicas
Reflexão
Deaf education
Visual arts
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30279
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram