LIVRO SOBRE TRAJETÓRIA E RESSONÂNCIAS NAS OBRAS DE LYGIA CLARK, A PARTIR DE SUA DOCÊNCIA COM ALUNOS SURDOS DO INES
INES
Educação de surdos
Artes plásticas
Educação especial
Surdo
Professor de Arte
Biografia
Artista brasileiro
Estudante com necessidades específicas
Reflexão
Deaf education
Visual arts
Abstract
Lygia Clark é uma artista plástica renomada mundialmente, tendo parte de sua trajetória
influenciada pelo contato com seus alunos surdos do INES. Esta pesquisa integra parte dos
estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa O Passado tem História: representações e
representatividade do Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES em documentos
oficiais e extraoficiais à luz da Linguística Sistêmico Funcional, que tem como objetivo
principal analisar fontes históricas e documentais (verbais e não verbais), relativas à educação
de surdos no âmbito do Instituto Nacional de Educação de Surdos. O objetivo geral do estudo
consiste em elaborar um livro sobre a trajetória de Lygia Clark, como professora e artista,
durante o período em que atuou como professora de artes plásticas no INES, no biênio de
1960 a 1962. Para atender o objetivo geral, algumas metas foram delineadas, tais como
investigar a prática pedagógica de Lygia Clark como professora no Instituto, e pesquisar as
ressonâncias desse período nas obras da artista, pois recebeu influências sensoriais que
impactaram sua carreira artística ao lecionar para os alunos surdos. A proposta enseja a
obtenção de uma visão ampla sobre essa atividade realizada pela artista no contexto histórico,
através de uma pesquisa documental qualitativa (BRAVO, 1991) e exploratória (GIL, 1991),
visto que são muito discretos os estudos divulgados que contemplem a temática apresentada
aqui. Este estudo foi enriquecido com fotografias, diário de classe, e relatório que comprova
os trabalhos realizados em sala de aula por alunos surdos da docente Lygia Clark. A pesquisa
baseou-se em Rocha (2007, 2009) e Carneiro (2005), em informações referentes ao INES e
sobre a vida da artista plástica e professora, bem como em sua carreira no Brasil e no exterior.
Utilizaram-se entrevistas realizadas no INES com o ex-aluno surdo de Lygia Clark, Mauri
Citele, e aquelas contidas na obra Arquivo para uma Obra Acontecimento, direcionado às
personalidades que conviveram com a artista. Foram feitas consultas em locais de divulgação
cultural como: Museu da Imagem e Som, Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de
Niterói, Museu de Arte São Paulo, Biblioteca Paço Imperial e Associação Cultural Lygia
Clark, a fim de compor o produto da pesquisa, um livro que busca contribuir e fomentar o
corpus de informações sobre a importância dos alunos surdos do INES para a trajetória
pessoal e artística de Lygia Clark no Brasil.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
CARVALHO, Egley Amarolina Pereira. Livro sobre trajetória e ressonâncias nas obras de Lygia Clark, a partir de sua docência com alunos surdos do INES. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Lygia ClarkINES
Educação de surdos
Artes plásticas
Educação especial
Surdo
Professor de Arte
Biografia
Artista brasileiro
Estudante com necessidades específicas
Reflexão
Deaf education
Visual arts