ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: BUSCANDO UM NOVO OLHAR
Inclusão escolar
Representação social
Práticas pedagógicas
Transtorno do espectro autista
Manual do professor
Processo de ensino-aprendizagem
Revisão bibliográfica
Escola pública
Educação especial
Educação inclusiva
Didática
Ensino fundamental
ASD
School inclusion
Social representation
Pedagogical practices
Abstract
Com o objetivo de elaborar manual orientador a professores de alunos com TEA, realizou-se um estudo sobre o transtorno e suas características dentro do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma revisão bibliográfica e das representações construídas por professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Gonçalo. Investigamos meios práticos para sua inclusão, visando a trazer contribuições para o processo educacional sob a perspectiva da Educação Especial Inclusiva. Entendemos que a ação de incluir requer iniciativas, como a contextualização do currículo em articulação com as origens do aluno, e torna-se necessário pensarmos na produção de planejamento inclusivo, minimizando prejuízos àqueles que requerem focos específicos. Por essa razão, fomos entender as necessidades específicas de alunos com TEA, bem como os desafios encontrados na prática docente diante dessas necessidades específicas, a fim de garantir direitos em uma perspectiva de inclusão, não de inserção. Por meio de questionário on-line a um grupo de professores, analisamos os entraves pedagógicos para a construção do trabalho com esses alunos e suas possibilidades de aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu de modo quali-quantitativo, à luz da metodologia de pesquisa-ação, de modo a trazer contribuições tanto para o reconhecimento do cidadão com TEA, quanto para a construção de um processo de ensino-aprendizagem que se faça produtivo para tais indivíduos incluídos na escola regular. Assim, a partir desses resultados que valorizaram as representações dos professores, foram criadas, coletivamente, as temáticas e propostas práticas a partir da realidade desses alunos, envolvendo suas características, dificuldades e potencialidades. Desse modo, favorecemos um olhar mais direcionado para a construção do processo educacional de alunos com TEA, por meio de um manual pedagógico orientador como produto final, o qual foi discutido em encontros e debates com os professores colaboradores. Os resultados indicaram que os professores, ainda que não possuam domínio pleno sobre o TEA, tiveram uma experiência relevante ao desenvolverem estratégias pedagógicas, por meio de atividades diversificadas, utilizando-se de temáticas embasadas nas realidades e interesses dos educandos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SOARES, Josicleide Jesus de Souza. Alunos com transtorno do espectro autista: buscando um novo olhar. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
TEAInclusão escolar
Representação social
Práticas pedagógicas
Transtorno do espectro autista
Manual do professor
Processo de ensino-aprendizagem
Revisão bibliográfica
Escola pública
Educação especial
Educação inclusiva
Didática
Ensino fundamental
ASD
School inclusion
Social representation
Pedagogical practices