Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CMPDI - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Niterói
  • CMPDI - Mestrado Profissional - Niterói
  • CMPDI - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CMPDI - Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão - Niterói
  • CMPDI - Mestrado Profissional - Niterói
  • CMPDI - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação de Mestrado.pdf (2.749Mb)

Collections
  • CMPDI - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
OFICINAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE
Gama, Juliana da Silva
Abstract
Partindo de uma compreensão de inclusão e diversidade escolar como construção de uma educação para todas as pessoas, e percebendo que nem todas as determinações legais neste quesito se efetivam na prática, motivei-me a buscar caminhos para concretizar uma proposta de educação para a diversidade. Este trabalho se constrói com este intento, fundamentando-se na Abordagem de Projetos (HERNÁNDEZ, 1998 e HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), na Pedagogia Feminista (LOURO 1997, 2018) e na Interculturalidade (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016). Coletamos os dados por meio de oficinas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Nestas oficinas, foram realizadas observações, avaliações dos trabalhos realizados pelas/pelos estudantes, e de suas falas, a partir de atividades como rodas de conversas e debates. Sob a temática de gênero e sexualidade abordada pelo olhar da disciplina Filosofia, estimulamos as reflexões sobre natureza e cultura, violência de gênero, sociedade patriarcal, masculinidades. Dialogamos com os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da perspectiva de THIOLLENT (1996). Como resultados, verificamos a possibilidade de aprofundamento de conceitos filosóficos, evidenciada com a demanda pela elaboração de propostas dialógicas para o ensino de Filosofia que considerem a temática de gênero e sexualidade, devido às vivências, dúvidas e tensões manifestas pelo alunado.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
GAMA, Juliana da Silva. Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para a diversidade. 2020. 119 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Subject(s)
ensino de Filosofia; gênero; pedagogia feminista; abordagem de projetos.
Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, Pedagogia
Philosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approach
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30303
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram