OFICINAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE
Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, Pedagogia
Philosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approach
Abstract
Partindo de uma compreensão de inclusão e diversidade escolar como construção de uma educação para todas as pessoas, e percebendo que nem todas as determinações legais neste quesito se efetivam na prática, motivei-me a buscar caminhos para concretizar uma proposta de educação para a diversidade. Este trabalho se constrói com este intento, fundamentando-se na Abordagem de Projetos (HERNÁNDEZ, 1998 e HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), na Pedagogia Feminista (LOURO 1997, 2018) e na Interculturalidade (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016). Coletamos os dados por meio de oficinas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Nestas oficinas, foram realizadas observações, avaliações dos trabalhos realizados pelas/pelos estudantes, e de suas falas, a partir de atividades como rodas de conversas e debates. Sob a temática de gênero e sexualidade abordada pelo olhar da disciplina Filosofia, estimulamos as reflexões sobre natureza e cultura, violência de gênero, sociedade patriarcal, masculinidades. Dialogamos com os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da perspectiva de THIOLLENT (1996). Como resultados, verificamos a possibilidade de aprofundamento de conceitos filosóficos, evidenciada com a demanda pela elaboração de propostas dialógicas para o ensino de Filosofia que considerem a temática de gênero e sexualidade, devido às vivências, dúvidas e tensões manifestas pelo alunado.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
GAMA, Juliana da Silva. Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para a diversidade. 2020. 119 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
ensino de Filosofia; gênero; pedagogia feminista; abordagem de projetos.Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, Pedagogia
Philosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approach