OS DESAFIOS DA PRÁTICA INCLUSIVA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO TÉCNICO
Ecossistema de aprendizagem
Arquitetura pedagógica
Ensino técnico
Inclusão
Educação inclusiva
Pensamento lógico
Processo de ensino-aprendizagem
Inclusão escolar
Educação básica
Educação permanente
Professor de ensino fundamental
Prática pedagógica
Computational thinking
Learning ecosystem
Pedagogical architecture
Technical education
Inclusion
Abstract
A formação continuada docente tecnológica é necessária para acompanhar os avanços educacionais mais atuais. A pesquisa propôs a construção de um Ecossistema de Aprendizagem, apoiado por Arquiteturas Pedagógicas, com o enfoque na formação continuada de docentes da Educação Básica e do Ensino Técnico, através do curso “A abordagem do Pensamento Computacional na Educação Inclusiva”, envolvendo o Pensamento Computacional aplicado em atividades escolares inclusivas. Para tanto, constituiu-se um ambiente on-line, com o objetivo de desenvolver propostas pedagógicas usando os pilares do PC para pessoas com deficiência. A metodologia aplicada foi quantitativa e qualitativa, de carácter exploratório, fundamentada na Design-Based Research, dividida em três fases, estudo preliminar, período exploratório e fase final. Os estudos preliminares foram realizados para reconhecimento das reais necessidades do campo de trabalho, com a revisão de literatura; o período exploratório contou com a realização de dez encontros on-line por meio de videochamadas, aplicativos multiplataforma de mensagens instantânea e por chamadas de voz, atendendo aos objetivos exploratórios. O curso contou com uma carga horária de 30 horas, sendo oferecidas 30 vagas, com atividades síncronas e assíncronas. A realização de seis encontros síncronos, um ciclo de palestras, no qual os participantes tiveram acesso às teorias e conceitos de Pensamento Computacional; Ecossistemas de aprendizagem e inclusão; Plano Educacional Individualizado; Quatro pilares do Pensamento Computacional; Recursos Educacionais Abertos e Arquiteturas Pedagógicas inclusivas. Durante o sétimo e o oitavo encontros realizaram-se debates de ideias inclusivas usando o Pensamento Computacional, e nos dois últimos encontros puderam fazer uma exposição das ideias através de mapas mentais e o trabalho final do curso. Dessa forma conduziu-se a pilotagem, a elaboração, a revisão e a melhora progressiva das propostas, realizada através dos ciclos iterativos de conversação sobre as práticas pedagógicas; atendendo ao objetivo descritivo, a fase final do estudo deu-se a análise dos dados dos pré-teste e pós-teste, sendo analisadas as perguntas fechadas e abertas. Os mapas mentais e as propostas pedagógicas foram objeto de análise do discurso. Os resultados mostraram que o Ecossistema de Aprendizagem constituído propiciou o aprendizado do Pensamento Computacional, no contexto educacional inclusivo. Também, que há uma real necessidade de se investir na formação continuada docente, na divulgação do Pensamento Computacional, possibilitando a formação de um ecossistema de aprendizagem para novas elaborações da prática educacional em cooperação, não só para o Ensino Técnico, mas estendendo-se para toda a Educação Básica atendendo ao paradigma da inclusão e de legislações mais atuais usando o Pensamento Computacional
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Document type
TeseSource
RIBEIRO, Claudiane Figueiredo. Os desafios da prática inclusiva do pensamento computacional no ensino técnico, 2023. 193 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão) - Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Pensamento ComputacionalEcossistema de aprendizagem
Arquitetura pedagógica
Ensino técnico
Inclusão
Educação inclusiva
Pensamento lógico
Processo de ensino-aprendizagem
Inclusão escolar
Educação básica
Educação permanente
Professor de ensino fundamental
Prática pedagógica
Computational thinking
Learning ecosystem
Pedagogical architecture
Technical education
Inclusion