SÍNDROME PÓS-LAMINECTOMIA: ANÁLISE DA LESÃO DE FIBRAS FINAS EM PACIENTES COM DOR LOMBAR E EM MEMBRO INFERIOR UNILATERAL COM A UTILIZAÇÃO DE CHEPS
Dor neuropática
CHEPs
Síndrome Pós-Laminectomia
Dor lombar
Failed back surgery syndrome
Neuropathic pain
CHEPs
Abstract
O estudo tem como objetivo avaliar o envolvimento das fibras finas na síndrome pós-laminectomia (SPL). A SPL pode ser definida como qualquer condição de dor lombar crônica após uma ou mais cirurgias espinhais. Frequentemente, sinais e sintomas de alterações de fibras finas são observadas, com a dor sendo o componente mais exuberante. Nós postulamos que a dor neuropática (DN) encontrada na SPL pode ser devido a alterações de fibras finas. Potencial evocado por contato ao calor (CHEPs) é um método não invasivo que tem sido utilizado para avaliar lesão de fibras finas em algumas condições de DN. Nenhum estudo tem enfatizado o papel do CHEPs na elucidação do envolvimento de fibras finas na SPL. Indivíduoscontrole e pacientes com SPL foram submetidos à estímulo com o CHEPs, sendo aplicado na região lombar (L1) e perna distal, registrando-se em Cz e Pz. Para o diagnóstico clínico de DN, utilizou-se o exame neurológico e o questionário DN4. Amplitude N2-P2 e latência N2 e P2 foram utilizadas para comparar L1 e membros inferiores entre os grupos estudados. Dados normativos do grupo controle foram registrados. O percentual de CHEPs registráveis foi também comparada entre os grupos. No total, 36 indivíduos saudáveis e 17 pacientes foram alocados no estudo. Resultados diferentes foram encontrados entre os grupos no que concerne as latências N2 e P2 em L1 (p= 0.008 e 0.04, respectivamente). Similarmente, a quantidade de CHEPs reprodutíveis foi diferente entre os grupos para L1 (X2, p = 0.001) e membros inferiores (X2, p= 0.007). Quando considerados os valores normativos do CHEPs e os valores obtidos como corte nas curvas ROC, tais métodos foram capazes de diagnosticar alteração de fibras finas em 58 e 73% dos pacientes, respectivamente. CHEPs é um método potencialmente útil na avaliação da afecção de fibras finas em pacientes com SPL. Isso pode ser corroborado pelos diferentes resultados quantitativos e qualitativos aqui encontrados entre os grupos controle e SPL. No entanto, estudos adicionais com maior amostragem populacional são mandatórios para determinar a real dimensão dos envolvimentos de fibras finas na SPL.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseNote
Contém ilustrações e tabelasSource
PESSOA, Bruno Lima. Síndrome pós-laminectomia: análise da lesão de fibras finas em pacientes com dor lombar e em membro inferior unilateral com a utilização de CHEPs. 2017. 122 f. Tese (Doutorado em Neurologia/Neurociências) - Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Síndrome pós-laminectomiaDor neuropática
CHEPs
Síndrome Pós-Laminectomia
Dor lombar
Failed back surgery syndrome
Neuropathic pain
CHEPs