Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Español 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver ítem 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • GLI - Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - Santo Antônio de Pádua
  • PEC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • Ver ítem
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • GLI - Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - Santo Antônio de Pádua
  • PEC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • Ver ítem
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de accesoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de acceso

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso
application/pdf

Ver/
TCC José Renato Gonçalves da S... (1.250Mb)

Colecciones
  • PEC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Estadísticas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
VIVÊNCIAS AGROECOLÓGICAS E O PROJETO PIABANHA: A IMPORTÂNCIA DA ICTIOFAUNA DOS RIOS PARAÍBA DO SUL E POMBA
Silva, José Renato Gonçalves da
Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre as vivências agroecológicas da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e o Projeto Piabanha, destacando a relevância da Pedagogia da Alternância, responsável pelos chamados Tempos Comunidade, uma temporalidade diferenciada e capaz de propiciar outros encontros, outras trocas, saberes outros, compartilhados, para além do Tempo Universidade. Traz narrativas de um caminho trilhado no/pelo/com o Espaço Agroecológico do INFES/UFF, nascido das ações do Projeto TEIA (Território de Experiências Interdisciplinares). Desta maneira, e através destas vivências, vem destacar a importância do Projeto Piabanha para a preservação da ictiofauna das bacias dos rios Paraíba do Sul e Pomba, para a conscientização da população e consequentemente para o equilíbrio de todo o ecossistema. Além da importância ecológica, o estudo traz enfoque para a forma como o Piabanha tem cooperado ativamente com a Educação do Campo, tendo em vistas que desempenha importante papel na educação socioambiental de trabalhadores rurais e da população ribeirinha, e tem também aberto portas de estudo e trabalho para vários jovens na área.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Sujeta/Sujeto(s)
vivências agroecológicas
pedagogia da alternância
projeto Piabanha
ictiofauna
Educação do Campo
Ictiofauna
Projeto Piabanha
agroecological experiences
pedagogy of alternation
Piabanha project
ichthyofauna
field education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30378
Término de licencia
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contacto

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram