Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
VIVÊNCIAS AGROECOLÓGICAS E O PROJETO PIABANHA: A IMPORTÂNCIA DA ICTIOFAUNA DOS RIOS PARAÍBA DO SUL E POMBA
pedagogia da alternância
projeto Piabanha
ictiofauna
Educação do Campo
Ictiofauna
Projeto Piabanha
agroecological experiences
pedagogy of alternation
Piabanha project
ichthyofauna
field education
Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre as vivências agroecológicas da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e o Projeto Piabanha, destacando a relevância da Pedagogia da Alternância, responsável pelos chamados Tempos Comunidade, uma temporalidade diferenciada e capaz de propiciar outros encontros, outras trocas, saberes outros, compartilhados, para além do Tempo Universidade. Traz narrativas de um caminho trilhado no/pelo/com o Espaço Agroecológico do INFES/UFF, nascido das ações do Projeto TEIA (Território de Experiências Interdisciplinares). Desta maneira, e através destas vivências, vem destacar a importância do Projeto Piabanha para a preservação da ictiofauna das bacias dos rios Paraíba do Sul e Pomba, para a conscientização da população e consequentemente para o equilíbrio de todo o ecossistema. Além da importância ecológica, o estudo traz enfoque para a forma como o Piabanha tem cooperado ativamente com a Educação do Campo, tendo em vistas que desempenha importante papel na educação socioambiental de trabalhadores rurais e da população ribeirinha, e tem também aberto portas de estudo e trabalho para vários jovens na área.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoSujeta/Sujeto(s)
vivências agroecológicaspedagogia da alternância
projeto Piabanha
ictiofauna
Educação do Campo
Ictiofauna
Projeto Piabanha
agroecological experiences
pedagogy of alternation
Piabanha project
ichthyofauna
field education