ABORDAGEM HÍBRIDA EM DUPLO ESTÁGIO PARA ANÁLISE DE CONFIABILIDADE HUMANA EM SERVIÇOS DE BUSCA E SALVAMENTO MARÍTIMO BRASILEIRO
Rede Bayesiana
Modelo SHELL
Sala de controle
Busca e salvamento
Fator humano
Confiabilidade humana
Serviço de busca e salvamento
Confiabilidade (Engenharia)
Socorro de urgência (Não médico)
Tomada de decisão
Bayesian Inference
Bayesian network
SHELL Model
Control room
Search and rescue
Human factor
Human reliability
Abstract
Nesta tese é realizado o desenvolvimento de modelagem da operação de um centro de apoio à decisão do serviço de busca e salvamento (SAR) marítimo brasileiro, sob uma abordagem baseada na análise da confiabilidade humana e nos fatores sócioorganizacionais mais significativos que afetam o desempenho dos decisores e operadores de centros de apoio à decisão durante a execução de suas tarefas, visando dar suporte para a consecução das diretrizes em que a Estratégia Nacional de Defesa (END) (BRASIL, 2008) está pautada. A vigilância e o monitoramento de grandes áreas marítimas pressupõem a análise de grande quantidade de dados heterogêneos, advindos de fontes diversas. Nesse cenário de múltiplas variáveis os operadores e decisores deste centro, que tem por missão tomar decisões, o mais rápido possível, se vêem sempre cognitivamente sobrecarregados, quando ocorrem picos de trafego, com essas informações. Os conceitos de confiabilidade humana e fator humano estão profundamente inseridos no contexto da operação deste centro,
de modo a combater ameaças contemporâneas: o terrorismo, os acidentes ambientais, o contrabando, a pirataria, o tráfico humano, internacional de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo, armas de destruição em massa, as doenças infectocontagiosas, a pesca ilegal, entre outras. A abordagem híbrida deste estudo provém da aplicação de redes e inferências Bayesianas em conjunto com o modelo SHELL e, em duplo estágio, a partir do levantamento dos fatores humanos que afetam o desempenho dos operadores deste centro, por intermédio da técnica de hierarquização fuzzy, e posterior aplicação deste modelo Bayes-SHELL totalmente original no meio acadêmico. De forma a discutir as recomendações que possam contribuir para a consecução do objetivo de dar continuidade às operações de um centro de apoio à decisão de maneira segura, no processo metodológico utilizado, são identificados, com o auxílio da expertise e dos subsídios fornecidos pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), os condicionantes sociotécnicos e cognitivos que delimitam a visão e a ação dos operadores e decisores em uma análise do quadro situacional marítimo
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Document type
TeseSource
KÄMPFFE, Milton George Fonseca. Abordagem híbrida em duplo estágio para análise de confiabilidade humana em serviços de busca e salvamento marítimo brasileiro. 2019. 271 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Inferência BayesianaRede Bayesiana
Modelo SHELL
Sala de controle
Busca e salvamento
Fator humano
Confiabilidade humana
Serviço de busca e salvamento
Confiabilidade (Engenharia)
Socorro de urgência (Não médico)
Tomada de decisão
Bayesian Inference
Bayesian network
SHELL Model
Control room
Search and rescue
Human factor
Human reliability