Metadata
Show full item record
OS EFEITOS DA PANDEMIA SOBRE O INGRESSO AO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE ITAGUAÍ
educação infantil
pandemia
evasão escolar
Itaguaí
school failure
child education
pandemic
truancy
Itaguaí
Abstract
O presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola por conta da pandemia. O estudo foi realizado em uma escola pública no município de Itaguaí, durante o ano de 2022. A pesquisa buscou dados numéricos, fornecidos por outras pesquisas, como os Censos, além de dados empíricos coletados na escola através de trabalho etnográfico. Além de comparar os dados, a pesquisa buscou entender os alunos e suas dificuldades, tendo em vista referencial teórico que defende a Educação Infantil como um passo importante na formação educacional do indivíduo. Através dos registros de observação foi possível entender alguns dos efeitos causados, a curto prazo, na vida acadêmica das crianças envolvidas. Mas também as dificuldades e desafios enfrentados pela docência ao longo do caminho, que foram ainda mais acentuados no período de crise sanitária, enfrentado pelo país.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Rayssa Aparecida Trindade. Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.Subject(s)
fracasso escolareducação infantil
pandemia
evasão escolar
Itaguaí
school failure
child education
pandemic
truancy
Itaguaí