Metadata
Show full item record
REFLEXÕES SOBRE OS MEIOS DE IMPLEMENTAR O MÉTODO MONTESSORI EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil
Método Montessori
Democratização
Pedagogy
Early Childhood Education
Montessori Method
Democratization
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo explicar quem foi Montessori e apresentar o seu método, destacando a visão pedagógica adotada por ela e os pilares fundamentais para uma educação que valoriza a autonomia, liberdade e aprendizagem dos estudantes. Abordando a eficácia do método, com base em estudos da neurociência, bem como as convergências que existem entre ele e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Além disso, foram feitas reflexões sobre como democratizar o método e torná-lo mais acessível às classes populares. Trazendo informações sobre prefeituras que adotaram o método Montessori e estão obtendo resultados positivos nas crianças. Por fim, foi realizado um estudo de campo em uma creche comunitária localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, no bairro Santa Cruz e reflexões sobre as dificuldades e desafios de torná-lo acessível.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
TEODORO, Jessica de Lima Ferreira. Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.Subject(s)
PedagogiaEducação Infantil
Método Montessori
Democratização
Pedagogy
Early Childhood Education
Montessori Method
Democratization