Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/306
Title: Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro.
Authors: Costa, Letícia Maria Ferreira da
Issue Date: 2012
Citation: COSTA, Letícia Maria Ferreira da. Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2012, Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista, 2012. Disponível em: http://www.hedumat.uff.br/images/produ%C3%A7%C3%A3o/Leticia_Maria.pdf
Abstract: Apresentam-se os resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento: uma análise a partir dos cadernos escolares, vinculado ao edital PIBIC 2011-2012 pelo Projeto de Iniciação Científica concluído na Universidade Federal Fluminense – RJ. A partir de 1968, o Colégio São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática, sob a iniciativa de Dom Irineu Penna, a desenvolvida pelo matemático belga George Papy. Especificamente, notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas, “embora o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado pela maioria das pessoas como sendo uma reforma que não teve sucesso”. A análise dessa experiência é feita sobretudo através de cadernos escolares datados da década de 70, obtidos com um ex-aluno e contemplando as séries do ginásio e do científico. Os cadernos compõem parte de um acervo escolar que comporta outras fontes, tais como apostilas de conteúdo, provas e listas de exercícios. Fabricou-se então um inventário sumário e uma catalogação das fontes, descreveram-se resumidamente os conteúdos abordados nas respectivas séries e iniciou-se uma análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades – bem como das escolhas de conteúdo e metodologia feitas por Dom Irineu e de algumas justificativas por ele apresentadas. A pesquisa continua seu desenvolvimento no Programa de Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/306
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Costa, Leticia-Fontes primárias-Artigo-2012.pdf111 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.