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Title: Aplicação do Kanban ao processo de internação de uma unidade hospitalar pediátrica
Authors: Mattos, Corina Maria
metadata.dc.contributor.advisor: Silvino, Zenith Rosa
metadata.dc.contributor.members: Mesquita, Maria Gefé da Rosa
Sanchez, Maritza Consuelo Ortiz
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Mattos, Corina Maria. Aplicação do Kanban ao processo de internação de uma unidade hospitalar pediátrica. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2016
Abstract: Pesquisa cujo objeto de investigação é a aplicação da ferramenta Kanban no processo de internação na clínica médica pediátrica de uma unidade hospitalar pública municipal. Tem por objetivo geral: elaborar o planejamento de aplicação da ferramenta Kanban para o processo de internação hospitalar de uma unidade pública pediátrica. Objetivos específicos: buscar evidências sobre a utilização da ferramenta Kanban na área da saúde; aplicar a ferramenta Kanban no processo de internação hospitalar na unidade pública pediátrica; adaptar a ferramenta para a especificidade do processo de internação hospitalar na unidade pública pediátrica em estudo. Trata-se de uma pesquisa participante, descritiva, com abordagem qualitativa, sobre a adaptação e aplicação de uma ferramenta administrativa de gestão denominada Kanban. Os resultados apontam que a introdução de uma ferramenta administrativa inovadora, em um serviço de saúde em unidade pública, requer a escolha objetiva de gestores locais que possuam poder de liderança e comando, tenham flexibilidade, sejam agregadores e conheçam profundamente sua equipe, sendo características essenciais para realização de um planejamento do plano de aplicação do Kanban como ferramenta de gestão na rotina diária dos profissionais da clínica médica pediátrica. Conclui-se ser essencial a adesão da equipe multiprofissional à aplicação da ferramenta no processo de hospitalização, havendo participação ativa dos setores chaves da unidade e apoio integral da direção. Neste processo, o vínculo criado entre o pesquisador e os participantes favorece a troca de conhecimento referente à situação investigada, de forma que, em conjunto, desenvolvam atitudes para solucionar interferências e encontrar a melhor forma de implantação e aplicação da ferramenta em sua rotina diária, de modo participativo. O Kanban aplicado à clínica médica pediátrica demonstra ir além da gestão de leitos, ele facilita a tomada de decisão sobre um tratamento ou diagnóstico instaurado, reduz o tempo de permanência da criança na unidade, subsidia a diminuição dos custos e possibilita a criação de indicadores específicos para área pediátrica
metadata.dc.description.abstractother: A study approaching the application of the Kanban tool in the process of hospitalization in the pediatric medical department of a municipal public hospital unit. Its main goal is to elaborate the planning of application of the Kanban tool for the hospitalization process of a pediatric public unit. It also presents the following specific goals: to seek evidence about the use of the Kanban tool in the health area; to apply the Kanban tool in the hospitalization process in the pediatric public unit; to adapt the tool to the specificity of the hospitalization process in the pediatric public unit under study. This is a participatory, descriptive study with a qualitative approach about the adaptation and application of an administrative management tool known as Kanban. The results indicate that the introduction of an innovative administrative tool in a public health service requires the objective choice for local managers who have leadership and command power, are aggregators, flexible and have a deep knowledge of their team, since these are essential characteristics to project the Kanban application plan as a management tool in the daily activities of pediatric medical clinic professionals. We concluded that the adhesion of the multiprofessional team to the application of the tool in the hospitalization process is essential, with active participation of the key sectors of the unit and integral support of the management. In this process, the link created between the researcher and the participants favors the exchange of knowledge regarding the investigated situation, so they can develop actions to solve interferences and find the best way to implement and apply the tool in their daily activities together. The Kanban tool, when applied to the pediatric medical clinic, is capable of reaching beyond bedside management, it also facilitates decision making on an established treatment or diagnosis, reduces the patients’ time in the unit, helps in the reduction of costs and allows the creation of specific indicators for pediatric area
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3060
Appears in Collections:MPEA - Teses e Dissertações

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