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FILTRAGEM COLABORATIVA PARA O MERCADO VAREJISTA DIGITAL
Xin, Wu
Abstract
O mercado de comércio eletrônico está em crescimento. Isso beneficia tanto o consumidor, devido a facilidade de acesso e diversidade de produtos, como também o vendedor, pois, em geral, lojas online demandam custo inicial e capital de giro menores em relação à loja física. Nesse sentido, este trabalho busca investigar o comportamento dos consumidores em diferentes categorias na área de comércio do E-commerce no Brasil através de modelos de Sistema de Recomendação para prever uma possível compra do usuário. Assim, tanto o consumidor pode ser beneficiado por ter melhores experiências de compra quanto o vendedor passa a ter uma probabilidade maior de vendas nos seus produtos. O objetivo deste trabalho é avaliar a capacidade preditiva do sistema de recomendação baseado em modelo utilizando o método de regularização LASSO. O algoritmo proposto foi avaliado tanto em dados simulados quanto na base de dados reais da Olist Store. Em geral, os resultados obtidos não foram satisfatórios. É possível que haja outras formas de fazer recomendações que tenham uma capacidade preditiva mais precisa.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
XIN, Wu. Filtragem colaborativa para o mercado varejista digital. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Sistema de Recomendação
Filtragem Colaborativa
Modelos Lineares
LASSO
Comércio eletrônico
Modelo estatístico
Consumidor
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30611
License Term
CC-BY-SA
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