xmlui.metadata.dc.contributor.author | Costa, Letícia Maria Ferreira da | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2014-06-10T20:36:09Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2014-06-10T20:36:09Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2012 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | COSTA, Letícia Maria Ferreira da. Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2012, Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista, 2012. Disponível em: http://www.hedumat.uff.br/images/produ%C3%A7%C3%A3o/Leticia_Maria.pdf | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/306 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Apresentam-se os resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento: uma análise a partir dos cadernos escolares, vinculado ao edital PIBIC 2011-2012 pelo Projeto de Iniciação Científica concluído na Universidade Federal Fluminense – RJ. A partir de 1968, o Colégio São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática, sob a iniciativa de Dom Irineu Penna, a desenvolvida pelo matemático belga George Papy. Especificamente, notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas, “embora o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado pela maioria das pessoas como sendo uma reforma que não teve sucesso”. A análise dessa experiência é feita sobretudo através de cadernos escolares datados da década de 70, obtidos com um ex-aluno e contemplando as séries do ginásio e do científico. Os cadernos compõem parte de um acervo escolar que comporta outras fontes, tais como apostilas de conteúdo, provas e listas de exercícios. Fabricou-se então um inventário sumário e uma catalogação das fontes, descreveram-se resumidamente os conteúdos abordados nas respectivas séries e iniciou-se uma análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades – bem como das escolhas de conteúdo e metodologia feitas por Dom Irineu e de algumas justificativas por ele apresentadas. A pesquisa continua seu desenvolvimento no Programa de Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | openAccess | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Anais de Evento | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.version | Sim | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Ensino da matemática | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Matemática Moderna | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.creator.affilliation | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.vinculation | Aluno de Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |