Metadata
Show full item record
PEDAGOGIA DE TERREIRO: CANDOMBLÉ COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA
ensino antirracista
antirracismo
ancestralidade
education
anti-racist teaching
anti-racism
ancestry
Abstract
Este artigo apresentado ao curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do campo, propõe-se a criar propostas antirracistas dentro no sistema educacional levando o Candomblé como ferramenta para uma eficácia maior da lei 10.639/03. Para que isso aconteça, foi necessário analisar os processos educacionais e reconhecê-los enquanto um sistema moldado dentro de uma perspectiva colonizada.
Entender e reconhecer o candomblé enquanto sistema cultural e representativo dentro da educação nos leva a pensar novas possibilidades de identidade cultural e social para a população negra dentro de uma das instituições mais afetadas pelo racismo que é a educação.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
educaçãoensino antirracista
antirracismo
ancestralidade
education
anti-racist teaching
anti-racism
ancestry