Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/308
Title: A imprensa periódica educacional como fonte para a história da educação matemática do século XIX
Authors: Soares, Flávia
Issue Date: 2013
Publisher: Sociedade Brasileira de História da Matemática
Abstract: Na trajetória da educação brasileira, o século XIX marca o início do processo de escolarização no país com a instituição dos liceus, das faculdades de Medicina e de Direito, com a expansão do mercado de livros e um crescente número de reformas, decretos e políticas voltadas para a instrução da população, tanto para os filhos das elites como para os da classe trabalhadora. Com a expansão das redes de ensino várias vozes se levantam para discutir os problemas da instrução pública no país em suas diversas demandas. Uma dessas instâncias de debate foram as revistas pedagógicas periódicas que apresentavam, além de trâmites burocráticos, discussões, propostas e noticiário sobre as escolas e o ensino. Dentre os temas presentes nessas revistas está também o ensino de Matemática. O presente artigo é parte da pesquisa em fase inicial cujo objetivo é analisar o uso da imprensa periódica de educação como fonte para a história do ensino de Matemática no Brasil. A análise das manifestações em relação ao ensino de Matemática veiculadas nas revistas pedagógicas revela-se essencial para captar as tendências, as concordâncias e discordâncias entre os modelos propostos e os realmente efetivados, além de elucidar as opiniões e discursos dos professores que ensinavam Matemática no Brasil do século XIX, fundamental para a constituição da escola moderna. Como fontes principais para a realização da pesquisa são os arquivos microfilmados dos periódicos selecionados para análise e disponíveis na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
metadata.dc.description.abstractother: In the course of Brazilian education, the nineteenth century marks the beginning of the schooling process in the country with the establishment of high schools, colleges of Medicine and Law, with the expansion of the book market and a growing number of reforms, decrees and policies for education of the population, both for the children of the elites and for the working class. With the expansion of educational many voices have been raised to discuss the problems of public education in the country in their various demands. A source for that kind of discussion was pedagogical periodical magazines that had, in addition to paperwork, discussions, proposals and news about schools and education. Among the themes present in these magazines is also the teaching of Mathematics. This article is part of research at early stage and its aim is to analyze the use of the periodical press of education as a source for the history of mathematics education in Brazil. The analysis of events in relation to the teaching of mathematics teaching conveyed in magazines it is essential to capture trends, the agreement and disagreement among the models proposed and actually accomplished, besides elucidating the opinions and discourses of teachers who taught mathematics in Brazil in nineteenth century, central to the constitution of the modern school. The main sources for the research are microfilmed files of selected journals and available for analysis at Biblioteca Nacional (the National Library) in Rio de Janeiro.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/308
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
84-198-1-SM.pdf264.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.