UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE FERRAMENTAS QUE MEDEM O ENGAJAMENTO DO USUÁRIO
Ferramentas analíticas
Web
Mobile
Aplicações
Participação social
Internet
Análise de dados
Engagement
Analytical tools
Web
Mobile
Applications
Vieira, Icaro Fernandes et al.
Abstract
Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem tornado o mundo cada vez mais conectado e os usuários mais exigentes. Seus objetivos vão além de simplesmente realizar uma tarefa, eles procuram obter experiências atraentes e emocionantes. Por isso o sucesso de uma aplicação é medido através do nível de engajamento dos usuários com a mesma. O engajamento do usuário é a qualidade da experiência na qual, enfatiza os aspectos positivos da interação com aplicações. Na literatura, poucos trabalhos apresentam uma análise comparativa de ferramentas que medem o engajamento do usuário em aplicações. Este trabalho tem como objetivo preencher essa lacuna. As ferramentas foram divididas em dois grupos: web e mobile. Foram apresentadas as ferramentas de melhores resultados, e as
funcionalidades mais atrativas para a medição do engajamento. Foi constatado que nenhuma ferramenta possui todos os recursos para medir o engajamento, tanto para aplicações web quanto para aplicações mobile. No segmento web, a ferramenta Open Web Analytics se apresentou como a melhor opção para monitorar as visitas de um conjunto de usuários nas aplicações. A ferramenta Clicky, se destacou no monitoramento de cada usuário e também em relação a todas as outras ferramentas. No segmento mobile, as ferramentas Adjust, Localytics e Mixpanel possuem o maior número de recursos para medir o engajamento, sendo a Mixpanel a mais completa
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
VIEIRA, Icaro Fernandes; SANTOS, Luan Silva. Título: subtítulo. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
EngajamentoFerramentas analíticas
Web
Mobile
Aplicações
Participação social
Internet
Análise de dados
Engagement
Analytical tools
Web
Mobile
Applications