NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA: A DISCIPLINA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A POLÍTICA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NO BRASIL
Disciplina escolar
Proteção à criança e ao adolescente
Disciplina na escola
Assistência ao menor
Educational law
School discipline
Children and teenagers´ protection
Abstract
O presente estudo visa analisar a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. Ao apresentar o estudo de caso envolvendo uma instituição privada de ensino, quatro estudantes da 8ª série do ensino fundamental, que estariam envolvidos em situações de indisciplina escolar, e o encaminhamento dado a partir de consulta da direção ao advogado da escola, articulam-se, na pesquisa, com reflexões relacionadas à educação escolar, à responsabilidade dos sujeitos envolvidos e à necessidade de harmonia em relação ao escrito, o dito e o feito pelas instituições de ensino, de modo a assegurar que os alunos sejam reconhecidos como seres humanos em fase de formação. Enfim, sujeitos com direitos e que necessitam de proteção e auxílio para o seu desenvolvimento
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
ALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.Subject(s)
Direito educacionalDisciplina escolar
Proteção à criança e ao adolescente
Disciplina na escola
Assistência ao menor
Educational law
School discipline
Children and teenagers´ protection