METODOLOGIA SEIS SIGMA DMADICV APLICADA PARA MELHORIA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA CONSTRUTECH
Qualidade do atendimento
Startup
DMAIC
DMADICV
Atendimento ao cliente
Metodologia Seis Sigma
Construtech
Produção intelectual
Engenharia de Produção
Six Sigma
Quality of service
Startup
DMAIC
DMADICV
Abstract
Empresas de fabricação de produtos e de prestação de serviços de manutenção
buscam cada vez mais elevar os padrões de qualidade, tanto de fabricação quanto de
atendimento ao cliente. Satisfação do cliente e fidelização do mesmo é um dos
principais pilares de qualquer empresa existente no mercado, tratandose de uma
Construtech, este requisito é ainda mais almejado. O presente trabalho tem como
objetivo a aplicação da metodologia Seis Sigma, utilizando DMAIC e DMADICV
juntamente com outras ferramentas adequadas como PDCA para atingir o objetivo de
melhoria do serviço prestado de atendimento ao cliente, no que diz respeito a prazo e
qualidade de atendimento. No decorrer deste projeto serão citadas as dificuldades de
padronização do atendimento bem como de programação dos serviços em um
horizonte temporal maior do que é feito atualmente (diário), esta dificuldade também
se dá pela empresa em questão ser uma startup de resolução de problemas reais da
construção civil, sendo este setor um dos que menos investe em tecnologia e
inovação. Com base no histórico disponível dos dados foi possível avaliar onde
ocorrem os desvios e quais áreas e processos precisariam ser revistos, reavaliados e
padronizados. Para que o resultado deste projeto fosse satisfatório, outros setores
além do operacional foram incluídos, como setor da qualidade, logística e fabril. Em
vista do que foi dito, o presente trabalho propõe para essa melhoria a aplicação da
metodologia Seis Sigma, utilizando o DMADICV para redução do prazo médio de
atendimento em 56% em 4 meses de análise em uma startup voltada para construção
civil.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MOURA, Lívia Abreu de. Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.Subject(s)
Seis SigmaQualidade do atendimento
Startup
DMAIC
DMADICV
Atendimento ao cliente
Metodologia Seis Sigma
Construtech
Produção intelectual
Engenharia de Produção
Six Sigma
Quality of service
Startup
DMAIC
DMADICV