NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIA NA LÓGICA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: SERVIÇO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL
Socorro de urgência
Serviços médicos de emergência
Educação continuada
Socorro de urgência
Serviços médicos de emergência
Continuing education
Emergency relief
Emergency medical services
Laprovita, Daniel | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho tem como objeto: A Educação Permanente em Saúde – EPS - nas ações educativas realizadas pelo Núcleo de Educação de Urgência – NEUR - para uma prática pré-hospitalar de qualidade no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Seu objetivo geral foi adequar o NEUR do SAMU de Duque de Caxias à lógica da Educação Permanente. Como objetivos específicos: identificar as ações educativas desenvolvidas no NEUR, analisando na perspectiva da Educação Permanente como forma de trabalho vivo; descrever as avaliações dos profissionais sobre as ações educativas desenvolvidas pelo NEUR e suas propostas sugeridas pelos trabalhadores; construir estratégias para inserir a EPS no processo de atualização do profissional que atua no SAMU do município de Duque de Caxias; formalizar a adequação do NEUR na lógica da educação permanente. Como referencial teórico foi utilizado Emerson Elias Merhy e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS. Trata-se de uma pesquisa exploratória de campo, com abordagem qualitativa e cunho descritivo, do tipo pesquisa-ação, cujo cenário foi o SAMU. Os sujeitos participantes foram os profissionais de saúde que exercem funções assistenciais ou gerenciais, vinculadas ao SAMU, que atuam há pelo menos um ano no atendimento pré-hospitalar móvel, período em que vem ocorrendo às ações de atualização pelo NEUR. A pesquisa contou com cinco momentos descritos a seguir: o primeiro e o segundo momentos foram realizados levantamentos das ações educativas desenvolvidas; o terceiro momento, a construção do questionário semiestruturado. O quarto momento se concretizou pela análise dos questionários como base na análise de conteúdo de Bardin para formulação das categorias que se seguem: 1a Categoria: “Conceituando saberes”: Do tradicional a valorização do trabalho como espaço para aprendizagem”; 2ª Categoria: “Reflexo no cotidiano: para além dos protocolos, propostas para ações da educação permanente no NEUR”; 3ª Categoria: “Os “nós -críticos” no mundo do trabalho a imobilidade que movimenta”. Nas oficinas, discutiu-se sobre a incorporação da educação permanente nas ações educativas e propostas para o emprego da mesma, configurando-se o quinto momento. A pesquisa possibilitou a formulação de produtos, conforme proposta, tais como: a Portaria n° 020/SMS/2016 que estabelece a implantação do NEUR no âmbito do município de Duque de Caxias; a criação do “Grupo Multiprofissional: multiplicadores de APH” e a construção do fluxo para incorporação da EPS nas atividades do NEUR. Concluiu-se, a partir desta pesquisa pormenorizada, que a EPS é uma ferramenta para potencializar as atividades educativas no âmbito das práticas no serviço pré-hospitalar móvel e que os profissionais nele atuante acreditam que a possibilidade de problematizar as questões enfrentadas no cotidiano do trabalho se faz um processo de aprendizagem
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Document type
DissertaçãoSource
LAPROVITA, Daniel. Núcleo de educação em urgência na lógica da educação permanente: serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Educação continuadaSocorro de urgência
Serviços médicos de emergência
Educação continuada
Socorro de urgência
Serviços médicos de emergência
Continuing education
Emergency relief
Emergency medical services