Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Engenharia - TCE
  • TGH - Curso de Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente - Niterói
  • TGH - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Engenharia - TCE
  • TGH - Curso de Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente - Niterói
  • TGH - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC - Matheus Monteiro.pdf (1.683Mb)

Collections
  • TGH - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A ELETRIFICAÇÃO DA FROTA AUTOMOBILÍSTICA: ANÁLISE DO CUSTO DE CARBONO NO BRASIL
Monteiro, Matheus Almeida
Abstract
O trabalho se propõe a estudar, estimar e contextualizar cenários de custo de abatimento de carbono em um modelo de transição energética da frota automobilística, por meio da substituição de combustíveis fósseis por veículos elétricos (VE), associando o impacto econômico e os ganhos ambientais a partir de cenários modelos. Serão levantados dados a respeito do Brasil, da França e dos Estados Unidos da América. Foram escolhidos economias que possuem matrizes elétricas heterogêneas com características peculiares, além de possuírem cambio monetário diferenciado e características de utilização energética singulares . Foi realizada uma analise comparativa dos resultados, por se tratar de economias com peculiaridades de cambio, matriz elétrica e fatores de emissão. Serão estimados cenários de adoção de VEs para as próximas décadas no Brasil, com estudo da atratividade da fonte elétrica em detrimento a combustíveis líquidos para veículos leves onde, por metodologia de cálculo, será possível quantificar custos da substituição para o consumidor e o preço atrelado à tonelada de carbono que será evitada. Como resultado, obtém êxito em perceber a atuação de variáveis no cálculo final de abatimento de carbono. Variação do preço dos combustíveis, custos de aquisição, preço da energia adotado, fatores de emissão do parque elétrico são alguns pontos que foram modelados e que permitiram variações no cálculo final. Para verificar a ordem de grandeza dos cálculos, foram comparados valores de custos de abatimento de carbono em diferentes estudos, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e por relatório dos valores estabelecidos em economias com mercado de carbono consolidado. Os resultados obtidos pelos modelos de transição energética na frota automobilística divergem dos valores comercializados extrapolando a média dos custos de abatimento de carbono nos mercados
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
MONTEIRO, Matheus Almeida. A eletrificação da frota automobilística: análise do custo de Carbono no Brasil. 2023 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Frota automobilística
Matriz elétrica
Custo atrelado de carbono
Cenários de eletrificação de frota
Combustíveis fósseis
Veículos elétricos
Transição energética
Fatores de emissão
Veículo elétrico
Custo financeiro
Carbono
Automotive fleet
Electric park
Carbon emission prices
Electrification scenarios
Fossil fuels
Electric vehicles
Energy transition
Emission factors
Carbon abatement
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31201
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram