Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - Niterói
  • PPGCA - Mestrado - Niterói
  • PPGCA - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
2008_rodrigo_c_araujo.pdf (763.9Kb)

Collections
  • PPGCA - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
MATRIZES FÍLMICAS NA NARRATIVA PÓS-MODERNA DE CAIO FERNANDO ABREU
Araujo, Rodrigo da Costa
Abstract
Este trabalho analisa a relação entre Literatura e Cinema, ressaltando o intercâmbio de procedimentos entre essas duas formas de expressão. Examina-se a maneira pela qual a linguagem nascente do cinema tomou de empréstimo à arte literária muitos elementos e hoje, em contrapartida, a literatura se apropria dos recursos cinematográficos que lhe possibilitam apreender e expressar com maior fidelidade o mundo do furacão contemporâneo, fortemente influenciado pela imagem. Em sentido particular, detém-se sobre a incorporação dos procedimentos cinematográficos pela narrativa contemporânea, destacando-se o conto pós-moderno, de Caio Fernando Abreu (1948-1996), cuja técnica narrativa se caracteriza por um voraz desejo de visualidade e aspectos da narrativa fílmica baseados em contos desse autor. O corpo, a escritura e a visualidade da obra abreuliana são o corpus, cujo foco recai sobre a tensão entre texto e imagem, cartografia dinâmica do olhar-câmera feito de textos e lidos à deriva
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
ARAUJO, Rodrigo da Costa. Matrizes fílmicas na narrativa pós-moderna de Caio Fernando Abreu. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
Subject(s)
Semiologia
Literatura e cinema
Narrativa Pós-Moderna
Caio Fernando Abreu
Ciema - história e crítica
Literatura brasileira - história e crítica
Abreu, Caio Fernando, 1948-1996
Sémiologie
Littérature et cinéma
Récit post-moderne
Caio Fernando Abreu
Narrativa
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31245
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram