MATRIZES FÍLMICAS NA NARRATIVA PÓS-MODERNA DE CAIO FERNANDO ABREU
Literatura e cinema
Narrativa Pós-Moderna
Caio Fernando Abreu
Ciema - história e crítica
Literatura brasileira - história e crítica
Abreu, Caio Fernando, 1948-1996
Sémiologie
Littérature et cinéma
Récit post-moderne
Caio Fernando Abreu
Narrativa
Abstract
Este trabalho analisa a relação entre Literatura e Cinema, ressaltando o intercâmbio de procedimentos entre essas duas formas de expressão. Examina-se a maneira pela qual a linguagem nascente do cinema tomou de empréstimo à arte literária muitos elementos e hoje, em contrapartida, a literatura se apropria dos recursos cinematográficos que lhe possibilitam apreender e expressar com maior fidelidade o mundo do furacão contemporâneo, fortemente influenciado pela imagem. Em sentido particular, detém-se sobre a incorporação dos procedimentos cinematográficos pela narrativa contemporânea, destacando-se o conto pós-moderno, de Caio Fernando Abreu (1948-1996), cuja técnica narrativa se caracteriza por um voraz desejo de visualidade e aspectos da narrativa fílmica baseados em contos desse autor. O corpo, a escritura e a visualidade da obra abreuliana são o corpus, cujo foco recai sobre a tensão entre texto e imagem, cartografia dinâmica do olhar-câmera feito de textos e lidos à deriva
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
ARAUJO, Rodrigo da Costa. Matrizes fílmicas na narrativa pós-moderna de Caio Fernando Abreu. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.Subject(s)
SemiologiaLiteratura e cinema
Narrativa Pós-Moderna
Caio Fernando Abreu
Ciema - história e crítica
Literatura brasileira - história e crítica
Abreu, Caio Fernando, 1948-1996
Sémiologie
Littérature et cinéma
Récit post-moderne
Caio Fernando Abreu
Narrativa